Dicas de Leitura

Leituras com toque de carnaval

Já que estamos às vésperas da festa de Momo, nada mais justo do que ter dicas de leitura com o tema carnaval. A nossa primeira sugestão é Sonho de Carnaval, de Pedro Bandeira. No livro, a pequena Mariínha adora ver os preparativos da grande escola de samba, que está se preparando para ser o maior sucesso no desfile da avenida. E a menina sonha em sair como porta-estandarte, bailando à frente de todos, vestindo a mais linda fantasia e sendo aplaudida pelo público.

sonho

Arlequim de Carnaval, dos autores Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, é a nossa segunda dica. Trata-se de uma obra inspirada na ‘commedia dell’arte’, em que as personagens se conflitam em muitas enrascadas. A história se passa durante o Carnaval e narra as peripécias amorosas de um Pierrô e sua Colombina. Mas a trama se desenvolve quando o Arlequim, uma espécie de Cupido carnavalesco, apronta travessuras e provoca confusões entre os blocos de maracatu e ranchos da cidade.

arlequim

Por fim, Carnaval no fogo, uma apaixonada crônica de Ruy Castro sobre o Rio de Janeiro. O livro retrata a cidade como um palco de perigos e prazeres – desde 1502, quando Américo Vespúcio lhe deu o nome que a consagrou internacionalmente. O autor faz um misto de narrativa, ensaio, história e conversa fiada sobre uma cidade com excitante vocação para o épico – e uma vocação ainda maior para transformar o épico em samba.

carnaval

Postar um comentário

*
*