Dicas de Leitura

Leituras de Natal para ler e presentear

E finalmente está chegando o Natal, a festa mais esperada do ano. E como esta semana Varejito entrevistou Papai Noel, que tal conhecer um pouco mais do bom velhinho? A primeria sugestão de livro é Papai Noel um velhinho de muitos nomes, com Organização de Heloisa Prieto, ilustrado por Maria Eugênia. Enfim, Natal é o dia em que as crianças brincam de faz-de-conta com os adultos, recebem respostas a cartas malucas, ganham presentes, comem iguarias em torno de uma árvore mágica e enfeitada – os adultos às vezes não se dão conta. Mas o Natal continua a ser um dos momentos mais aguardados do ano. Tatiana Belinky, Marcelo Coelho, Maria Rita Kehl, Lilia M. Schwarcz, Lalau, Otavio Frias Filho e Heloisa Prieto (em parceria com Lucas Nemeth, seu filho) mostram até que ponto isso é verdade.

papai_noel_um_velhinho

A segunda indicação é a obra clássica Um conto de Natal, de Charles Dickens. Em meio ao frio e à neve da cidade de Londres, à véspera do Natal, todos preparam-se para a celebração do nascimento de Cristo. As donas de casa ocupam-se alegremente com seus assados, os homens, ansiosos, não vêem a hora de voltar para casa, e as crianças perdem o sono pensando nos presentes. Apenas uma pessoa não parece feliz com o Natal: o velho Scrooge, homem de negócios sovina, ranzinza e solitário. Ele não vê razão para tanta alegria e inquieta-se, apenas, com a folga que terá de dar a seu secretário. Mas ele recebe a visita fantasmagórica de Marley, seu falecido sócio, que se arrepende de ter passado a vida atrás do dinheiro. Ele leva Scrooge em uma viagem inesquecível para tentar salvá-lo enquanto é tempo. Publicada originalmente em 1843, a história da redenção do velho Scrooge é sem dúvida o mais célebre conto de Natal e já foi adaptada para história em quadrinhos, filme, peça teatral, etc., comovendo adultos e crianças de todas as épocas.

um_conto_de_natal

Por fim, a dica é o livro Mistério de Natal, de Jostein Gaarder. Jostein Gaarder escreve “literatura de conhecimento”: não importa o tema, seus livros sempre trazem personagens que buscam um saber. Mistério de Natal não foge à regra: à parte encantar pelas muitas qualidades propriamente literárias, traça um interessantíssimo roteiro histórico do cristianismo. Durante os 24 dias anteriores à noite de Natal, o menino Joaquim acompanha um grupo de peregrinos que voltam no tempo para chegar à cidade de Belém, onde vão homenagear um menino recém-nascido. Fazem muitas paradas, todas com um significado especial. Na cidade de Mira, por exemplo, nasceu o bispo Nicolau, o primeiro Papai Noel da história, e foi em Antióquia, na Síria, que se usou pela primeira vez a palavra cristão. Terminada a viagem, Joaquim tem o coração tomado de amor fraterno e está convencido de que o Natal é a festa de aniversário mais bonita do mundo.

misterio_de_natal

Postar um comentário

*
*