Dicas de Leitura

Leituras divertidas e ricas em história da música e da humanidade

Essa semana a gente falou um pouco da evolução do modo como a humanidade ouvia e ouve música. Pensando nisso, a gente sugere uma leitura que fala um pouco dessa história e da música no Brasil. Nossa primeira dica é o livro Musica popular do gramofone ao radio TV, de José Ramos Tinhorão. A obra aborda a Música Popular com foco no Rio de Janeiro.

post_4_livro_1

É instalada no Corcovado a primeira antena para transmissão de ondas radiofônicas, o que pouco depois daria origem a uma das fases mais prolíficas da música popular brasileira – A era do rádio. Na década de 1950, com o advento da televisão, aos sons se juntariam as imagens, e se popularizaram, entre outros eventos, os festivais de MPB.

post_4_livro_2
Ainda com a temática da música, a segunda sugestão é o livro O urso com música na barriga, de Érico Verissimo, ilustrador por Eva Funari. A importância das relações afetivas e o desafio de expressar os próprios sentimentos são os principais temas desta obra, um clássico para crianças de autoria de Erico Verissimo, um dos maiores escritores brasileiros. Publicado pela primeira vez em 1938, o livro conta a história de uma família de ursos que mora no Bosque Perdido, um lugar onde a bicharada faz a festa: o Tucano-Narigão declama versos, o Macaco-Patusco vende frutas no mercadinho, a Vaca-Amarela fornece leite para a freguesia e o Jacaré-Deixa-Estar tenta engolir a lua refletida na Lagoa Espelho. A vida era calma na família do Urso-Pardo, marido da Ursa-Ruiva e pai do Urso-Maluco. Até que uma ideia de Dona Ursa-Ruiva muda toda a história: ela decide encomendar à Cegonha uma irmãzinha para o Urso-Maluco. Este, todo animado, escreve uma carta à Cegonha-Cor-de-Rosa pedindo não uma irmãzinha, mas um irmãozinho – e com música na barriga. O pedido do Urso-Maluco é atendido e começam as aventuras de um urso diferente. O dr. Cavalo quer operá-lo, mas Pai-Urso e a Mãe-Ursa não deixam. O Urso-com-Música-na-Barriga precisa descobrir como fazer com que entendam a sua linguagem. Ele vai crescendo até o dia em que é confundido com um urso de brinquedo e vai parar na casa de um menino muito rico, onde corre sérios riscos de vida.

post_4_livro_3
Por fim, a terceira sugestão é o livro Sapiens-uma breve historia da humanidade, de Yuval Noah Harari.  O autor repassa a história da humanidade, ou do homo sapiens, desde o surgimento da espécie durante a pré-história até o presente, mas em vez de apenas “inventariar” os fatos históricos ele os relaciona com questões do presente e os questiona de maneira surpreendente. Além disso, para cada fato ou crença que temos como certa hoje em dia, o autor apresenta as diversas interpretações existentes a partir de diferentes pontos de vista, inclusive as muito atuais, e vai além, sugerindo interpretações muitas vezes desconcertantes. Yuval Noah Harari é professor do departamento de história da Universidade Hebraica de Jerusalém. É especialista em história mundial, medieval e militar.

Postar um comentário

*
*