Dicas de Leitura

Leituras do mundo do mar aos contos de fadas

Essa semana a gente conheceu um pouco sobre o ouriço do mar, e por isso a primeira indicação é inspirada no tema. A dica é o livro A elegância do ouriço, de Muriel Barbery, ilustrado por Kiko Farkas e Eliza Cardoso.

259910-gg

À primeira vista, não se nota grande movimento no número 7 da Rue de Grenelle: o endereço é chique, e os moradores são gente rica e tradicional. Para ingressar no prédio e poder conhecer seus personagens, com suas manias e segredos, será preciso infiltrar um agente ou uma agente ou – por que não? – duas agentes. É justamente o que faz Muriel Barbery em seu segundo romance.

A segunda indicação é a publicação Contos de Grimm, de Jacob e Wilhelm Grimm, ilustrado por Elzbieta Gaudasinska. A primeira coletânea lançada pelos irmãos Grimm data de 1810 e tinha 51 contos. A última, publicada em 1857, tinha 130. Todos eram histórias populares transmitidas oralmente nas províncias alemãs. Destinavam-se aos adultos, mas Jacob e Wilhelm usaram uma linguagem adequada a crianças.

271151-gg

A atividade literária dos dois irmãos tinha um sentido militante: de um lado, era uma resposta nacionalista à supremacia de Napoleão Bonaparte na Europa; de outro, mostrava uma intenção didática e edificante: são histórias que pregam a solidariedade e o amor ao próximo. Dos onze contos dessa edição fazem parte “Os músicos de Bremen” (que deu origem a “Os saltimbancos”), “Branca de Neve” e “A inteligente filha do camponês”.

Por fim, a dica é O barquinho e o marinheiro, de Jonas Ribeiro, ilustrado por Sami. Piratas, ilhas desertas, sereias, monstros, tesouros e um barquinho que come poesia fazem parte desta surpreendente narrativa.

1099822-gg

Trazendo como tema a cooperação e a amizade, estimula a imaginação do leitor e o desperta para a sensibilidade do texto literário e das possibilidades do universo das imagens. Juntos, texto e ilustrações transformam O barquinho e o marinheiro em uma divertida história que, como o canto da sereia, encantará o leitor, convidando para essa divertida viagem.

Postar um comentário

*
*