Dicas de Leitura

Leituras e aventuras para amar a natureza

Essa semana a gente conheceu um pouco sobre a o que é fauna e flora. Por isso, pegando carona nesta temática, sugerimos leituras relacionadas ao tema. A primeira delas é a obra Faunativa Uma Aventura Animal, de Iam Cartoon Projects. Um grupo de animais se une para combater as agressões ao meio ambiente em um projeto de vida sustentável. Para isso, constroem uma balsa ecológica e saem rumo ao resgate de seus amigos que estão sob perigo de extinção, muitos deles ameaçados pelos humanos em seu próprio habitat.faunativa Assim começa uma grande aventura em que todos, animais e leitores, aprenderão a solucionar problemas, a aplicar técnicas de sobrevivência, a preservar o meio ambiente e a respeitar a vida. Com humor, ação e informação, “Faunativa” é uma proposta interativa e divertida de aprendizado. Embarque com essa turma nessa superaventura e descubra como fazer de nosso planeta um lugar mais lindo e sustentável.

flora

Na sequência, a sugestão é o livro Flora, de Bartolomeu Campos de Queiros, ilustrado por Ellen Pestili. Cada livro de Bartolomeu Campos de Queirós é sempre um grande encontro. Um encontro entre sentimentos e emoções, entre palavras e imagens poéticas, entre imaginação e realidade. O leitor, independentemente de sua idade, é convidado a desvendar os segredos das coisas mais simples ou a descobrir situações novas, inusitadas. Neste livro não poderia ser diferente. A menina Flora, a protagonista, observa, contempla, admira, respeita e vivencia zelosamente o ciclo da vida. Surpreende-se diante da força da natureza e da importância da terra para cada novo período de gestação. Flora guardava uma paixão secreta pelas sementes. Debruçava sobre os grãos buscando adivinhar o depois. Sabia morar em cada semente uma floresta, árvore, galho, folha, fruto, e sempre. Era preciso apenas paciência para outras vidas serem reinventadas. Cada texto desse escritor mineiro é sempre um convite ao prazer de ler. Ler com a alma, com o coração, com os olhos sensíveis aos mistérios da vida.

_a_linguagem_dos_animais

Por fim, uma dica bem interessante é a publicação A linguagem dos animais, escrita por vários autores. Se natureza e cultura estão cartesianamente separados entre nós ocidentais, no campo da imaginação essa distância não é tão grande: nos contos, crônicas e romances os bichos são presença constante, seja representando o nosso papel ou apenas o deles mesmos. Em “Do amor aos bichos”, por exemplo, Vinicius reverencia as galinhas e as vacas, animais que “vivem de dar, e dão tudo o que têm, transformando-se num número impressionante de utilidades”. Já Kafka, em “O abutre”, fala de um homem que, de modo trágico e fantástico, se deixa torturar por uma ave. “O rouxinol”, de Andersen, por sua vez, é farto de lirismo; e em “Ideias de canário”, Machado apresenta um pássaro astuto dado à filosofia. Organizados cronologicamente pela data de nascimento dos autores, os textos nos mostram que há muito tempo os animais são assíduos em nossas vidas, servindo de matéria rica e variada para a literatura.

Postar um comentário

*
*