Dicas de Leitura

Leituras e brincadeiras para gostar de explorar as plantas e a natureza

E já que esta semana a gente estimulou a criançada a brincar de botânica, as indicações seguem o mesmo ritmo e vão ajudar bastante a pais e filhos tem ideias de brincadeiras bacanas. A primeira delas é o livro Cuidar bem do ambiente – brinquedos e brincadeiras com a natureza, de Adelsin. Aqui, todas as brincadeiras são relacionadas à exploração do espaço e dos elementos que existem nele, especialmente a natureza. O autor nos ensina a valorizar detalhes pouco percebidos em um tempo de sofisticação da indústria do brinquedo, entre eles o fato de que por trás do simples ato de riscar a maré no chão existe a possibilidade de se vivenciar a relação com o espaço e com a definição de territórios próprios.

cuidar_bem

Na sequencia, a sugestão é o livro clássico O menino do dedo verde, de Maurice Druon. Era uma vez Tistu…Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo. ´O Menino do Dedo Verde´, de Maurice Druon, tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e permanece atual há três décadas, sendo adotado em escolas do Ensino Fundamental todos os anos. Esta fábula trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania; e foi pioneira ao abordar o tema ecologia.

o_menino_verde

Por fim, a dica é a obra Amandamam a menina que amava a natureza, de Marcia Valim, ilustrado por Márcio Passos. Amandamam morava num pequeno e belo vilarejo, cercado por montanhas. Certa vez, ela ganhou de uma fada o poder de desejar e realizar o que quisesse, mas como a menina tinha o coração puro e sem vaidade, desejava apenas o bem para a floresta e para os animais. Porém, seu papai machuca-se na plantação de algodão e, temeroso, passa por enormes dificuldades. Envolvida no problema, a menina se envolve e se esquece do seu poder de desejar. O que acontecerá com a floresta, os animais e o seu papai doente?

amandaman

Postar um comentário

*
*