Dicas de Leitura

Leituras para aprender a cuidar do lixo e prevenir doenças

Esta semana a gente viu os males que o lixo causa, bem como algumas doenças nada agradáveis que estão se alastrando pelo nosso país. Por isso, nossas indicações são para conscientizar a meninada de maneira lúdica e informativa. A primeira dica é a obra Lixo de onde vem? Para onde vai?, de Francisco Luiz Rodrigues e Vilma Cavinatto. No mundo moderno, a produção de lixo aumentou numa escala considerável, causando graves problemas ao ambiente e à saúde pública. Todas as etapas desse processo, que englobam desde a formação do lixo até a sua destinação final, exigem soluções conjuntas entre os governos e a sociedade. A vivência dos autores em questões relativas à administração da limpeza pública e ao meio ambiente permitiu-lhes compor um retrato da situação brasileira com relação ao lixo, discutindo um tema que há muito desperta interesse em todo o mundo: a reciclagem.

lixo_vem_e_vai
A segunda sugestão é o livro Meio ambiente, lixo e educação ambiental, de T.Andrade. A natureza está em volta de nós, a água, o ar, o sol, as matas, o solo, os animais. É o mundo em que vivemos e do qual tiramos tudo o que é necessário para nossa existência como ser vivo.

lixo_educacao

Mas é preciso saber usar com responsabilidade e cuidados todos os elementos da natureza para não causar danos ao ambiente e, consequentemente, garantir a nossa existência na terra. Para a compreensão ampla das questões ambientais, as autoras fazem algumas reflexões sobre o ambiente e a prática de educação ambiental, enquanto instrumento de resgate da qualidade de vida.

dengue_nunca_mais
Por fim, a publicação Dengue, nunca mais!, de Patricia Engel Secco. Juca Brasileiro e seus amigos aprendem diversas coisas sobre essa doença e decidem lutar contra o mosquito da dengue. Para isso, convidam várias crianças para ajudá-los nessa batalha. Juntos, elas passam a ser voluntários da saúde para que a dengue suma e a saúde prevaleça! Uma leitura bem apropriada para os dias atuais e divertida.

Postar um comentário

*
*