Dicas de Leitura

Leituras para filosofar e pensar

 

 

Essa semana a gente comemora o Dia da Filosofia e do filósofo. Por isso, nossa primeira sugestão é o livro Uma Breve Historia Da Filosofia-Pocket, de Nigel Warburton. “Se você está procurando um livro sobre filosofia, Uma breve história… é o lugar para começar. Acessível, engraçado e informativo.” Sacramento News and Review Uma breve história da filosofia apresenta os grandes expoentes do pensamento ocidental e explora suas principais ideias sobre o mundo e sobre a melhor maneira de viver nele. Em quarenta capítulos, Nigel Warburton, um dos mais conhecidos e mais lidos filósofos contemporâneos, propõe uma rica jornada histórica, partindo da tradição iniciada com Sócrates, há aproximadamente 2.500 anos. O autor traz ainda dados interessantes sobre a vida e o pensamento de alguns dos mais instigantes filósofos como Kant, Maquiavel, Sêneca, Freud, Nietzsche, entre muitos outros. A leitura flui graças à maneira divertida que Warburton encontrou para encadear os capítulos: no final de cada texto, ele faz um link com o filósofo que vem a seguir.

 

 

Outra obra interessante para ser lida é o Memorial do Amor e Vacina de Sapo, da escritora Zelia Gattai. Fixada entre a ficção e a realidade, e fazendo de si mesma uma figura ficcional, Zélia usou a literatura como um mirante, do qual – protegida pelas armaduras do imaginário – pôde se debruçar, com leveza e liberdade, sobre o mundo real. Mesmo quando editados em separado, nos formatos em que ela os escreveu, seus livros guardam elos secretos, que os transformam em um único livro. As fronteiras de gênero e os cânones nunca interessaram a Zélia. Daí que, reunidos agora em um só volume, Memorial do amor, de 2004, e Vacina de sapo, de 2005, apresentam uma súbita coerência, ainda que marcada pela incoerência. Os pontos de partida divergem. No primeiro livro, ela parte de recordações de sua vida amorosa com Jorge Amado. No segundo, de recordações esparsas, organizadas só pelo puro prazer de relatar. Escritos quando Zélia já beirava os noventa anos, seus dois derradeiros livros de memórias foram inspirados “na saudade, no amor, na amizade e na generosidade”, como afirma a filha Paloma Amado no prefácio a Memorial do amor. Mesmo diante da imensa dor da perda de Jorge Amado, seu companheiro de uma vida inteira, e de acompanhar vigilante seus últimos anos de vida, Zélia preserva a escrita doce, sensível e direta que sempre foram a marca de seus relatos.

 

Por fim, a indicação é o livro Guia Pratico de Verbos, de Célia Passoni. Um dos temas centrais da Gramática – o estudo dos verbos – é o deste livro. Esta edição traz uma lista ampla dos principais verbos regulares, irregulares e defectivos da Língua Portuguesa. O formato de bolso alia a um cuidadoso conteúdo a facilidade no manuseio, agilizando a consulta sempre solicitada no uso cotidiano da nossa língua escrita e falada.

 

Postar um comentário

*
*