Dicas de Leitura

Leituras para gostar de sociologia, literatura inglesa e divertir crianças com palavras em inglês

Sociologia para jovens do século XXI

Que a sociologia é importante, a gente já sabe. E que tal entender a sua importância nos dias de hoje? A sugestão é a leitura do livro Sociologia para jovens do Século XXI, de Luiz Fernandes de Oliveira e Ricardo Costa. Sociologia para jovens do século XXI’ procura oferecer para os estudantes do Ensino Médio os conteúdos para seu desenvolvimento, o exercício de sua cidadania e a qualificação para o trabalho. Ao final de cada capítulo, são listadas questões que sintetizam o assunto tratado (‘Revendo o texto’), além de propostas de dinâmica para discussão em sala de aula (‘Dialogando com a turma’), sugestões para pesquisa de bibliografia mínima, de filmografia, sites, comunidades virtuais, músicas e vídeos, que estimulam uma visão crítica (‘Vamos pesquisar e refletir’).

Nenhuma ilha é uma ilha - Quatro visões da literatura inglesa

Nossa segunda dica é a obra Nenhuma ilha é uma ilha-Quatro visões da literatura inglesa, de Carlo Ginzburg, ilustrado por João Baptista da Costa Aguiar. Nas margens do trabalho intelectual, o pesquisador volta e meia topa com detalhes, sinais ou achados que provêm mais do “acaso que da curiosidade deliberada” (como se lê na introdução de Nenhuma ilha é uma ilha), muitas vezes relegados ao segundo plano e até desprezados em favor dos temas consagrados. Nas mãos de Carlo Ginzburg esses elementos “menores” são o motor de uma fina reflexão sobre a formação da literatura e da identidade nacional na Inglaterra. Nesses belos ensaios, Ginzburg está preocupado em entender o peculiar regime de trocas literárias e culturais entre as ilhas britânicas e o continente europeu. Para isso, cruza o canal da Mancha para investigar a influência de Montaigne nas polêmicas poéticas elisabetanas; esmiúça os possíveis vínculos entre o Tristram Shandy de Sterne e as idéias de Pierre Bayle; navega entre os arquipélagos do Pacífico na companhia do escritor Robert Louis Stevenson e do etnógrafo Bronislaw Malinowski; zarpa da pátria de Thomas More rumo à ilha imaginária de Utopia – sempre dando prova de absoluto domínio da arte do ensaio e de um raro entusiasmo pelo trabalho intelectual.

Dicionário ilustrado júnior inglês

Estimular o Inglês desde cedo é importante, por isso indicamos ter o livro Dicionário Inglês Ilustrado Junior, de Telma G.C.Andrade e Terrence Edward Hill. Todos os cuidados na elaboração deste dicionário visaram atender às necessidades e às dificuldades de crianças e de jovens no aprendizado da língua inglesa. O tratamento gráfico e a escolha das ilustrações, bem como o universo linguístico com destaque para palavras e expressões usadas no dia a dia fazem com que ele seja bastante claro, objetivo e prático para consulta.

Postar um comentário

*
*