Dicas de Leitura

Leituras para se divertir com Monteiro Lobato

Essa semana comemoramos o aniversário de um dos grandes mestres da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato. Para conhecer melhor sua obra, sugerimos esta semana livros seus e sobre sua vida. O primeiro deles é Monteiro Lobato-Um Brasileiro Sob Medida, de Marisa Lajolo.

Livro Monteiro lobato - Um Brasileiro sob medida.

Apaixonado, idealista, irônico, rabugento, sonhador, radical, contraditório… Monteiro Lobato é um pouco como todos nós, brasileiros. Ora assumindo posições polêmicas, ora se antecipando a seu tempo, ele é, acima disso tudo, o criador de uma das mais belas utopias brasileiras – o sítio do Pica-pau Amarelo. Em estilo coloquial, com texto envolvente e bem-humorado, esta biografia é sob medida para o leitor contemporâneo mergulhar na vida e na obra de Monteiro Lobato, um brasileiro sob medida.

Livro História do Mundo para as Crianças

A segunda dica é uma obra sua, História do Mundo para as Crianças. Um dia Dona Benta recebe pelo correio o clássico Child’s history of the world, de V. M. Hillyer. Depois de folhear o livro, decide contar aos netos a história do mundo, que, segundo ela, daria um verdadeiro romance. Com a turma toda reunida, começa a narrar os fatos de um jeito fácil de entender e encantador, que fazia todo mundo querer mais. É assim que Monteiro Lobato apresenta aos pequenos A História do mundo para crianças. A avó de Narizinho expõe os acontecimentos de forma cronológica. Lançado pela primeira vez em 1933, História do mundo para crianças passou por revisões feitas pelo autor, que inseriu novos acontecimentos, entre eles os capítulos sobre a Segunda Guerra Mundial e a bomba de Hiroshima. A nova edição, lançada pela Globinho, preserva o texto original e traz comentários que atualizam, complementam e contextualizam o conteúdo. Professores, pais e novos leitores vão se surpreender com a fluência e vivacidade do texto de Monteiro Lobato.

Livro O mês de Abril

Por fim, a dica é O Mês de Abril, da Coleção Pirlimpimpim. Abril é considerado o melhor mês de todos pela turma do Sítio do Picapau Amarelo. Foram os moradores desse sítio criado por Monteiro Lobato que inventaram um bom motivo para não fazer nada nesse período: as férias de lagarto., trinta dias de puro descanso, sem nenhuma atividade ou agito. Nem pensar pode! Só vale ficar paradinho, cochilando, como um lagarto ao sol. Em O mês de abril, livro da Coleção Pirlimpimpim, a agitada Emília percebe que 30 dias sem fazer nada é tempo demais para ela. A boneca é a primeira a querer sair da pasmaceira, “desenferrujar as pernas” e ir em busca de alguma coisa para fazer. E a pobre Tia Nastácia é que acaba tendo seu mês de repouso interrompido quando Emília a convoca para uma importante missão. Coincidência ou não, o mês preferido da turma do Sítio é o de nascimento de Lobato, que nasceu no dia 18 de abril de 1882, quando se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil.

 

Postar um comentário

*
*