Dicas de Leitura

Leituras para sonhar e conhecer reis, rainhas e princesas

Descobrimos que ainda existem no mundo muitos reis, rainhas, príncipes e princesas. Por conta disso, essa semana nossas sugestões estão repletas de histórias com este universo. A primeira indicação é o livro Histórias de reis e rainhas, de vários autores. A humanidade já sofreu poucas e boas nas mãos de soberanos tirânicos e egoístas. Basta puxar da memória as histórias reais e fictícias que conhecemos a esse respeito. Um rei que pretende matar os doze filhos caso o décimo terceiro herdeiro nasça menina; um rei que abusava da autoridade e se metia na vida dos súditos, mas que morria de medo de ficar velho e perder a autoridade; e, pasmem! Um rei que queria que todos em seu reino fossem extremamente felizes – as histórias deste livro vêm de tempos e lugares distantes, mas tratam todas desses homens poderosos. Uns poucos têm bom coração, os outros estão sempre cometendo injustiças contra seu povo, exigindo dele os maiores absurdos. Ainda bem que o peso da coroa não vale mais que a inteligência, a esperteza e a persistência desses outros personagens – a gente do povo -, que conseguem levar a melhor sobre os abusos dos seus soberanos.

historias_de_reis_rainhas

A segunda dica é A Rainha Margot, de Alexandre Dumas. Este clássico de Alexandre Dumas retrata um período histórico marcado pela violência praticada em nome da fé e do amor. Com seu enredo emocionante e sua galeria de personagens memoráveis, A rainha Margot, de 1844, confirmou Dumas como um dos escritores mais significativos e mais populares da literatura francesa. A história se passa em 1572, quando as guerras de religião dilaceravam a França. Por conveniência política, uma princesa católica de dezessete anos – bela e culta, considerada a mulher mais fascinante de seu tempo – é obrigada a se casar com o rei protestante de Navarra, um pequeno país ao sul. Ela é Margarida de Valois, ou Margot, simplesmente; ele, o jovem Henrique de Navarra. Ao promover esse casamento sem amor, Catarina de Médicis, mãe da noiva e de Carlos IX, rei da França, espera obter a paz entre católicos e protestantes. Ocorre, porém, o contrário do esperado. Sobrevêm episódios terríveis, como a noite de São Bartolomeu, um dos massacres religiosos mais conhecidos de toda a história. No centro do conflito está Margot – filha, irmã e esposa de reis. Seguindo o projeto da Coleção Germinal, a edição traz textos de apoio sobre o autor e a obra, além de sugestões para o trabalho pedagógico.

rainha_margot

Por fim, nossa última sugestão é O sonho da princesa, Katia Canton. Clara sonhava o futuro. E, pela manhã, contava tudo para seu pai. Até que um dia seu dom põe em prova sua coragem e capacidade de perdão. O Sonho da Princesa atualiza a tradicional narrativa de princesas que sofrem, mas se tornam mulheres com a experiência. As artes de Renata Pedrosa misturam cores, colagens e texturas.

sonho_princesa

Postar um comentário

*
*