Dicas Dicas de Leitura

Ler, brincar e aprender

Aproveitando a semana em que se comemora o Dia das Crianças, que tal propor para o seu filho um presente diferente? Sabemos que os pequenos se encantam facilmente pelos bonecos da moda e por recursos tecnológicos, mas se eles vivenciarem a literatura de perto, com certeza também vão ficar fascinados. Uma maneira disso acontecer é apresentando para eles o livro-brinquedo. Isto mesmo! Diferente do livro “tradicional”, o livro brinquedo não deve ficar guardado no armário para não ser danificado. O livro-brinquedo é feito para ser manuseado, experimentado. É um objeto usado para criar interesse, empenho, atenção, curiosidade e sensações.

E importante ter consciência que o livro-brinquedo não deve ser confundido com um simples livro de pintar! Não é isso. Apesar de todo o apelo visual, eles têm conteúdo suficiente para serem considerados literatura. Esses livros despertam o interesse das crianças pela leitura através da exploração dos sentidos – tato, visão e até mesmo olfato.

Como sugestão temos o “Brinque-Book Canta e Dança”, de Suzana Sanson, da editora Brinque Book. Nesse livro, a editora resgata as raízes da mistura de culturas, que formam a cultura brasileira. Ao todo, são 29 cantigas selecionadas por Suzana Sanson a partir das músicas trazidas pelos livros Brinque-Book Canta e Dança I (lançado em 1991) e Brinque-Book Canta e Dança II (lançado em 1994).

Outra dica é a coleção “Desenhando…” (Editora Panda Books). Esses livros são muito legais, como o “Desenhando com os dedos”. Nele, a criança descobre que em suas mãos estão formas, cores, imagens simples e complexas. Seus dedos transformam-se em instrumento de desenho, em brinquedo, em criatividade.

Do mesmo jeito que duas impressões digitais nunca são iguais, nenhum desenho feito com os dedos será igual a outro. As impressões serão mais claras ou escuras, as linhas serão mais grossas ou finas, as cores serão diferentes. Mas o desenho feito por você será único!

Da Companhia das Letrinhas temos a sugestão: Linhas e Bolinhas, de Émile Jadou. O livro é um grande brinquedo na mão de um “leitor mirim”. Desde o primeiro ano de vida, as crianças se interessam e se entretêm com ilustrações coloridas, de bichos, pessoas, objetos ou formas, mesmo que a narrativa seja simples e praticamente guiada pelos desenhos. Os livros são por si sós um objeto lúdico, em muitos casos por conterem dobraduras que saltam a cada página virada; por terem dispositivos sonoros que incrementam a narrativa e surpreendem as crianças; e – principalmente – por nos levarem para um mundo não-cotidiano, de histórias cheias de surpresas e imprevistos, que divertem, causam medo, emocionam.

 

2 Comentários

  1. Postado em 6 de novembro de 2013 às 0:44

    esse site é ótimo

    • Bloguito
      Postado em 14 de dezembro de 2014 às 21:53

      🙂 obrigado!

Postar um comentário

*
*