Dicas de Leitura

Literatura em campo

layout_facebook_140610_4

258678-ggVamos entrar no clima da Copa do Mundo para sugerir os nossos livros desta semana. A nossa primeira dica é “A bola e o goleiro“, de Jorge Amado (Cia das Letrinhas). Nesta narrativa infantil, escrita em 1984, Jorge Amado conta como dois personagens que costumam viver às turras podem se apaixonar. Aqui, a imparcial Fura-Redes encontra o desastrado Bilô-Bilô, e passa a viver um dilema: terá a ousadia de impedir o milésimo gol do Rei do Futebol para aninhar-se nos braços do amado? Para ilustrar essa historinha bem-humorada e romântica, a edição traz desenhos do artista gráfico Kiko Farkas.

988707-ggAté os deuses amam futebol, do escritor Heinz Janisch (Editora Biruta), é a nossa segunda dica. Ele conta, de uma forma divertida, que lá atrás, quando as religiões judaica, cristã e islâmica ainda não haviam se propagado pelo mundo, a maior parte da humanidade acreditava não em um só Deus, todo poderoso, perfeitíssimo e eterno, criador do Céu e da Terra, mas em muitos deuses, imortais sim, mas cheios de imperfeições e de paixões, muito parecidos com qualquer um dos viventes. Quem gosta de mitologia conhece os nomes dos deuses romanos, gregos, egípcios, hindus e africanos, alguns deles ainda presentes nos nomes dos meses (janeiro, do deus romano Janus) ou da semana (friday, sexta-feira em inglês, da deusa nórdica Freia). O escritor austríaco Heinz e o ilustrador russo Artem inventaram o seu próprio panteão e para eles tudo começou com os deuses jogando futebol. Será que fizeram da Terra uma bola?!

 421461-gg

Quanto tempo dura um jogo de futebol? O Brasil sempre foi o melhor time do mundo? Pênalti? Que negócio é esse? Em sua primeira vez num estádio de futebol, a menina Inês, de 7 anos, não cansa de fazer perguntas para o pai enquanto assiste a um jogo da seleção brasileira. E o leitor descobre, junto com ela, um pouco mais sobre as regras e a história dessa paixão nacional lendo o livro Futebol de pai para filha, de Luís Abreu (Editora Ática).

 

Postar um comentário

*
*