Dicas de Leitura

Livros divertidos e inusitados para degustar nas férias

Que tal aproveitar o final das férias para ler novos livros? Nossa primeira sugestão é o Para comer com os olhos, de Renata Sant’Anna. Você já pensou em comer um quadro? E que tal encontrar um hambúrguer gigante em uma galeria de arte? Alguns artistas já utilizaram açúcar, pão, biscoito, legumes e até jujubas em suas obras. A arte pode ser um verdadeiro banquete para os olhos. Abra as páginas deste livro e descubra como saboreá-la.

post_4_livro_1

Ele apresenta obras de diversos artistas, como Claes Oldenburg, Andy Wahrol, Vik Muniz, Alex Vallauri, Regina Silveira e muitos outros. O leitor fará um passeio pela arte que usa alimentos na criação artística, passando pelas naturezas-mortas, impressionismo, pop art e chegando à arte contemporânea. A autora mostra como os artistas se apropriaram de objetos comuns do cotidiano para nos fazer pensar e ver a arte de uma nova maneira.

post_4_livro_2

A segunda sugestão é a obra Vamos pensar um pouco, de Mauricio de Sousa e Mario Sergio Cortella. Os autores afirmam instigar e estimular o pensamento é nobre, ainda mais nos tempos atuais. Pensamos melhor quando pensamos em turma, e, melhor ainda, acompanhados da Turma da Mônica, que nos anima a pensarmos mais, com persistência e alegria, com generosidade e liberdade, com inventividade e criatividade. Esse é o principal motivo que juntou o desenhista (como o nosso genial Mauricio gosta de ser chamado), pai da turma, e o filósofo (Cortella), fã da turma, fazendo com que a arte da ilustração e arte da filosofia se encontrem para dialogar com quem acolhe esse convite.

post_4_livro_3

Por último, a sugestão é o livro 1 pagina de cada vez, de Adam J.Kurtz. Pense em alguma coisa que deixa você inseguro e escreva o que é em letras enormes. Use o espaço todo! Olhe bem para o que você escreveu. Agora vire a página. No seu primeiro livro, o artista gráfico americano Adam J. Kurtz usa provocações divertidas como esta para fazer o leitor refletir sobre sua vida ao mesmo tempo em que testa a própria criatividade. Como o título diz, cada página traz uma brincadeira diferente. Pode ser uma pergunta, uma sugestão de desenho ou um pedido para que você crie uma lista de músicas para seu amor verdadeiro ou das melhores fatias de pizza que comeu na vida. O autor também pede para o leitor colar objetos inusitados nas páginas do livro e compartilhar nas redes sociais algumas das anotações feitas nele. Uma maneira espirituosa e lúdica de buscar o autoconhecimento.

Postar um comentário

*
*