Dicas de Leitura

Livros infantis feitos por autores brasileiros

layout_facebook_140401_4

Como vimos anteriormente, os primeiros livros para crianças aqui no Brasil foram traduções do que já existia no exterior. Mas logo surgiram os autores nacionais, que tem criatividade e sensibilidade incríveis. Por isso, na semana que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil, nós vamos sugerir livros de autores brasileiros consagrados pelos pequenos leitores.

911502-gg

A nossa primeira dica são os livros de Ruth Rocha, uma das maiores escritoras de literatura infantil do país, com 130 publicações e 10 milhões de exemplares vendidos, sendo dois milhões no exterior. Uma de suas obras é o livro Os amigos do Pedrinho, da Editora Melhoramentos, fala sobre a amizade de Pedrinho e Fernando, que estavam sempre juntos, até que conheceram o Lucas. Desde então Fernando preferia brincar com o novo amigo. Daí Pedrinho começou a se sentir muito sozinho na hora do recreio e resolveu chamar outras crianças para jogar bola com ele. Como será que vai ficar essa amizade?

257993-gg

Mary e Eliardo França também fazem parte das nossas dicas. Eles formam um dos pares mais conhecidos da literatura infantil. A sugestão de leitura é o livro A volta ao mundo (Editora Ática). Nele, os Pingos vão partir de barco para uma grande viagem até o outro lado do mundo. Em meio a tanta aventura, será que eles conseguem? Vale a pena conferir.

301388-gg

E para finalizar, vamos sugerir um livro de Ana Maria Machado, que já foi professora, jornalista, fez programas de rádio e deixou tudo para viver só de Literatura Infanto-Juvenil. Escreveu mais de cem histórias para crianças e jovens, pelas quais recebeu um importante prêmio internacional – a Medalha Hans Christian Andersen – dado pela Organização Internacional do Livro para Crianças e Jovens (IBBY), além das principais premiações nacionais. Ana Maria conhece como ninguém a importância da experiência imaginária na infância, o papel formador da literatura e a sensibilidade que as crianças têm para imergir com rapidez no reino da fantasia. É o que ocorre na história Eu Era Um Dragão, da Global Editora. Marco chega à casa de Luísa e de Taís usando uma capa preta e uma espada. Sentindo-se um herói, convida as meninas para cavalgarem por lugares longínquos e misteriosos. Foram todos para a cozinha buscar os cavalos encantados e outras capas. Em um passe de mágica, rainha, princesas, um super-herói e um dragão terrível entram em cena.

6 Comentários

  1. Postado em 11 de dezembro de 2014 às 22:48

    Adoro a literatura infantil, é um mundo maravilhoso onde criança e adultos viajam na imaginação, pena que nem toda criança tem a oportunidade de ter contato com essas maravilhas. Ler e sonhar, imaginar, voar e se realizar.

    • Bloguito
      Postado em 14 de dezembro de 2014 às 21:31

      Oi Fátima, a literatura infantil é muito mágica mesmo! E contamos com você para multiplicar o gosto pela leitura. Também acreditamos que ler é sonhar, viajar por um mundo mágico.

  2. Eloí Elisabete Boche
    Postado em 10 de abril de 2015 às 14:10

    Ótimas dicas de leitura!
    Grande abraço

    • Bloguito
      Postado em 17 de abril de 2015 às 14:44

      Toda semana temos dicas de leituras. Aguardamos sua visita, viu! Não deixe de conferir.

  3. kiara
    Postado em 6 de outubro de 2015 às 12:32

    Parabéns,amei as informações encontradas

    • Bloguito
      Postado em 29 de outubro de 2015 às 19:25

      Obrigado! Sempre temos novidades aqui no Blog. Não deixe de acessar. <3

Postar um comentário

*
*