Dicas de Leitura

Livros para saber mais sobre Leonardo da Vinci e a profissão de dentista

Essa semana conhecemos um pouco da vida do ilustre pintor renascentista Leonardo da Vinci. Para saber mais sobre sua história, nossa primeira sugestão de leitura é o livro Crianças Famosas Leonardo Da Vinci, de Tony Hart. Leonardo da Vinci, uma das figuras mais importantes do Renascimento, destacou-se não somente como pintor mas também como cientista, arquiteto, matemático, engenheiro, anatomista, escultor, inventor, botânico, poeta e músico. Neste livro, o leitor poderá encontrar um pouco da trajetória desse grande artista, autor da grandiosa Mona Lisa, uma das pinturas mais famosas de todos os tempos.

Outra dica valiosa é a obra Leonardo Da Vinci e seu Supercérebro, de Michael Cox, ilustrado por Clive Goddard. O artista italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) é conhecido no mundo inteiro por ter pintado o quadro mais famoso de todos os tempos: a Mona Lisa, o incrível retrato de uma mulher de sorriso enigmático. Ele era um verdadeiro gênio: imaginou helicópteros, tanques de guerra e submarinos, séculos antes que esses inventos se tornassem realidade. Além disso, ele foi também um sábio, precursor da medicina e da filosofia modernas. Buscou buscou desvendar os segredos da anatomia, desenhando os mais complicados detalhes do corpo humano, como também se questionou sobre o lugar do homem no Universo e o sentido da existência. Era músico, arquiteto, cartógrafo e urbanista (fez vários projetos de cidades, edifícios e aquedutos). Em Leonardo da Vinci e seu supercérebro o leitor vai saber mais coisas inacreditáveis sobre esse homem genial. Por exemplo: – Que ele era lindo de morrer, se vestia superbem, tinha uma saúde de ferro, montava a cavalo e era esgrimista; – Por que ele despejou um balde d’água num padre; – Como quase matou o pai de susto, – Por que fez seu professor de arte desistir da pintura.

Por fim, nossa sugestão é a publicação O Livro do Dentista, de Daniel Korvtnicki, ilustrado por Marcelo Cipis e Raul Loureiro. Neste bem-humorado livro da Coleção Profissões, o dentista Daniel Korytnicki explica, baseado na própria experiência, como é trabalhar no comando do obturador. Daniel sabe que muita gente morre de medo de dentista, e por isso procura mostrar como os avanços tecnológicos facilitaram os tratamentos – e que a dor já é uma coisa do passado, contanto que a pessoa cuide bem dos dentes. Neste livro, o autor apresenta a história de sua profissão desde o primeiro dentista egípcio até os projetos comunitários e as pesquisas de hoje. O livro do dentista traz fotos e ilustrações de época, além de curiosidades sobre as crenças populares ligadas à boca e muita informação para aqueles que desejam manter os dentes sempre saudáveis.

 

Postar um comentário

*
*