Curiosidades Dicas

Matemática sem sofrimento

Eu sempre tive dificuldade com números. A cada nova série era a mesma coisa: quando as aulas de matemática começavam, eu já ficava me imaginando estudando horas para aprender o assunto. Talvez esse bloqueio com os números seja psicológico, até porque a matemática faz parte da nossa rotina. O dia todo precisamos fazer algum tipo de cálculo, nem que seja para conferir o troco.

E como mais um o ano letivo está iniciando, eu pesquisei algumas sugestões de como aprender matemática sem sofrimento. Um texto do professor Luiz Barco, na revista Superinteressante, me chamou atenção. Ele estava ensinando como aprender a tabuada de uma maneira diferente. E, vamos ser sinceros, saber a tabuada assim de cabeça, do tipo “pense rápido”, não é tão fácil.

O mais engraçado é que sempre achamos os cálculos dos números menores mais fáceis. Quantas vezes você já escutou que as tabuadas de 2 e 3, por exemplo, são menos complicadas? Mas 2 x 8 é igual a 16, da mesma forma que 8 x 2 = 16! A dica do professor Luiz é mostrar justamente isso, que as tabuadas se repetem. E aquele velha regra: a ordem dos fatores não altera o resultado.

Uma tabuada que eu sempre tive facilidade é a do número 5. Isso porque sempre são números redondos. 5 x 1 = 5, 5 x 2 = 10, 5 x 3 = 15, e assim por diante. É só ir colocado mais cinco a cada multiplicação e pronto, o número termina com 0 ou 5. É como se não precisasse contar nos dedos. Outra tabuada que me chamou sempre atenção é a do 9. Ok, não vou negar que a gente tem que parar para pensar um pouco mais quando perguntam quanto é 9 x 7, por exemplo. Você pode até fazer palitinhos para contar, mas uma dica muito legal para saber que não errou na multiplicação é que todo resultado da tabuada de nove, quando somados, é o número nove. Vamos lá para você entender: A resposta de 9 x 1 é 9. A de 9 x 2 é 18. E quanto é 1+8? Nove! Se a gente multiplicar o 9 por 3 é igual a 27. E quanto é 2 + 7? Nove!

Ah! E uma curiosidade. Tem língua que fala como se fosse uma multiplicação. Para os franceses, o número 80 é pronunciado quatre vingt, ou quatro vinte, traduzindo literalmente. Isto é, 4 vinte vezes, o nosso 80. Mas aí já é outra história, pois além de matemática, temos que saber francês.

Postar um comentário

*
*