Mitos e lenda indígenas: o menino e o jacaré

Por entre o caminho trilhado pelos índios brasileiros, recebemos heranças das quais precisamos ser gratos. Os ancestrais indígenas cuidaram da terra mãe para nós e tiraram da terra somente o que ela podia dar: alimento, vida e natureza.

Uma das nossas maiores heranças literárias são os mitos e as lendas e esta história é uma adaptação de um mito tradicional dos Kayapós, um povo guerreiro que gosta de pintar o corpo, fazer arte e se enfeitar de pássaros.

O mito indígena é considerado sagrado. Para cada ser humano, é uma das formas de entender o universo, o homem e o meio ambiente.
“O menino e o jacaré” conta as travessuras do astuto índio Nuati, que vivia em um tempo onde os animais falavam com os homens e os deuses andavam na terra.

A ilustradora e autora Maté

As imagens desse livro me remeteram a um universo indígena, apaixonante. Contado e ilustrado por Maté, uma Francesa de Saint- Etienne que veio passear no Brasil.
Nesse passeio se apaixonou pela terra, foi ficando, ficando e hoje tem um trabalho belíssimo de pesquisa que vira livro. Isso não é bom?

Maté já tem um traço bastante conhecido por nós brasileiros, através de outros livros como Kaba Darebu e Krokô e Galinhola, também editados pela Brinque-book.

Este é um livro de cores onde podemos viajar nas aquarelas e lápis de cor usados por essa ilustradora e autora.
Me encantei com a sabedoria do pequeno índio Nuati, que viaja nas costas do jacaré, que quer apenas lhe dar uma boa lição. Será que ele consegue?

Mas o livro acima de tudo retrata a cultura, as artes, as tradições dos índios. É um livro importante para ser vivenciado nesta semana.
Na leitura complementar existem dados importantes sobre a nação e aldeia Kayapó, localizada na Amazônia, na região do rio Xingu.
Além de falar dos mitos, dos animais, das artes e trazer um rico vocabulário para fazer as crianças mergulharem na cultura e costumes indígenas.

Vamos fazer atividades com as crianças?

Antes da leitura:

Fale sobre as tribos indígenas, dos costumes, moradia, das vestes, das pinturas indígenas e principalmente pelo respeito que os índios tem pela natureza.

Durante a leitura:

Converse com os alunos sobre as aldeias que existem e que ainda existem poucos índios no Brasil.

Após a leitura:

Encontrei uma atividade de leitura muito criativa que o molde pode ser a própria mãozinha da criança.E cada um pode personalizar o seu com cores divertidas, colagens.

Está disponível em um site onde tem muitas atividades criativas, veja mais aqui. A oficina de Criatividade traz novidades inovadoras em arte e atividades. Vale a pena!
Vejam que fofo:

Fonte: Cristiane Quintas

Veja também:

Deixe seu Comentário!


Receba nossa Newsletter

    • RSS
    • Facebook
    • Twitter
    • Youtube

    Patins: muita divers

    Nós hoje temos dicas para você começar a praticar essa ...

    Você sabe o que é

    O surgimento dos números opostos está diretamente ligadoa formulação do ...

    Brincando de tá que

    A brincadeira consiste em esconder um objeto e deixar que ...

    Histórias de vida e

      Ariano é um dos maiores representantes da literatura brasileira, ...

    Vamos pular corda!!!

    Quem pula corda, além de brincar, também está ganhando ...

    Twitter updates

    No public Twitter messages.
    Biruta
    Telecurso
    Companhia das Letras
    Editora alaúde
    Editora Peirópoles
    Franco Editora
    Global Editora
    Panda Books
    Projeto Editora
    Editora Líbris
    Editora Melhoramentos
    Editora Líbris