Curiosidades

Mitose e meiose: Os dois processos de divisão celular

O tema vai interessar muito que gosta de biologia. Como vocês já devem saber, o nosso organismo está sempre realizando divisões celulares. Por isso, essa semana vamos falar sobre Mitose e Meiose, que são dois processos de divisão celular.

A mitose é o tipo de divisão celular que ocorre desde a formação do embrião, até a morte do organismo, originando duas células filhas idênticas à célula mãe. À partir da fecundação (óvulo e espermatozoide) nunca mais nossas células param de realizar mitoses. A importância da mitose é que ela proporciona o crescimento e desenvolvimento de nosso organismo, e também atua repondo as células perdidas. As células sanguíneas (hemáceas ou eritrócitos) são respostas a cada 90/120 dias, graças à divisão celular do tipo mitose.

Já a meiose ocorre no processo de produção de gametas ou células sexuais (espermatozoide e óvulo), que são haplóides ou n (possui metade do número de cromossomos do indivíduo). No homem, os espermatozoides são produzidos à medida em que são “usados”, pois, durante a ejaculação, cerca de 300 milhões de células são eliminadas. Nas mulheres, os óvulos já estão formados em seu ovário desde o seu nascimento. São cerca de 400 mil, mas, cerca de 1 óvulo é liberado por mês.

Veja mais detalhes sobre as divisões celulares no vídeo abaixo.

Postar um comentário

*
*