Atividades Dicas

Monte uma lancheira saudável

As aulas começam, para a maioria das crianças, na próxima semana. E os pais precisam organizar muitas coisas nesta reta final das férias. Além do material escolar e da compra dos livros, é preciso planejar também o lanche. Este por sinal é um dos itens que não tem como deixar para depois: uma vez que a criança precisa se alimentar bem e de forma saudável todos os dias. Apesar das escolas terem cantina, a melhor opção ainda é levar o lanche de casa. Esta é a forma de assegurar que seu filho irá receber todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento físico e intelectual.

Mas, como montar uma lancheira com alimentos balanceados? O primeiro ponto que deve ser considerado é o horário em que o lanche será consumido: na parte da manhã ou da tarde. Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia, então eles não podem faltar. Para aqueles que estudam na parte da manhã, o lanche ideal seria com água de coco, sucos, fruta, barrinha de cereal, cookies, que podem ser integrais, no sabor chocolate ou de frutas vermelhas. O lanche deve ser leve, pois muitas vezes eles acontecem próximos à hora do almoço. Mas um ponto importante: o café da manhã deve ser reforçado, assim a criança não vai precisar comer muito no lanche.

Já para aqueles que estudam à tarde, o espaço entre o lanche e o jantar é maior. Nesse caso é bom incluir as proteínas. Então, a lancheira pode ter: sanduiche com patê da preferência da criança (pode ser de presunto, atum, sardinha) ou com queijo, suco de frutas e uma fatia de bolo, de preferência sem recheio (bolo de cenoura com cobertura de chocolate sempre é uma ótima sugestão). Frutas também são uma ótima opção.

E uma dica para que você não fique se preocupando diariamente com o seu filho deve levar para a escola é fazer um calendário semanal do que ele deve comer e ir às compras com antecedência.

2 Comentários

  1. Postado em 10 de abril de 2014 às 3:40

    Mama mia !

    • Bloguito
      Postado em 11 de abril de 2014 às 8:19

      🙂

Postar um comentário

*
*