Atividades Curiosidades Dicas

Natação como esporte e entretenimento

layout_facebook_140408Com essa onda digital, em que as crianças desde cedo já estão se entretendo com smartphones, joguinhos online, videogames e tablets, entre outros, o interessante é estimular desde cedo uma atividade física, evitando que a meninada fique sedentária e acumulando calorias e gordurinhas desnecessárias. E uma das atividades mais legais é a natação, pois é divertida e pode agregar valor através de competições, prêmios, etc. Sem falar que toda criança adora atividades com água e é uma forma de relaxar.

Dentre os benefícios, a natação promove antes de tudo vida social e interação com os colegas, além de contribuir para seu desenvolvimento no aspecto cognitivo, emocional, social, físico e postural. A prática do esporte melhora a respiração (por este motivo é indicada também para pessoas que sofrem de asma), aumenta a capacidade cardiorrespiratória, tonifica a musculatura e eleva as habilidades psicomotoras.

E atenção, quando a criança estiver doente, com febre, dores no ouvido, diarreia, vômito e reações alérgicas ou a vacinas, evite levá-la para a natação. Assim, você evita que ela piore ou transmita aos coleguinhas. E lembre-se: é sempre bom agasalhar a meninada quando eles saem da água, pois ao sair da piscina é normal ficar com frio e ainda o risco de pegar resfriado.

Vale lembrar que não se deve obrigar a criança já maiorzinha a fazer natação caso ela não queira, por isso a época perfeita para colocá-la é logo nos três primeiros anos. E caso ela tenha medo não a obrigue, pois isso pode traumatizar e deixá-la sedentária, além de sem querer praticar nenhum outro esporte.

Postar um comentário

*
*