Curiosidades

O bicho-preguiça é realmente preguiçoso?

O bichinho leva a fama, mas ele não é preguiçoso. O que ocorre que é o animal leva a culpa pelos seus movimentos, respiração e digestão vagarosos. E isso acontece devido ao baixíssimo metabolismo, aproximadamente 70% inferior ao de outros mamíferos com peso e tamanho parecidos.

Entretanto, essa “preguiça” da preguiça está longe de ser um problema.A natureza é muito sábia. Essa sua aparente falta de pressa faz parte de um mecanismo de sobrevivência muito bem adaptado à vida na mata. O bicho é capaz de ficar tanto tempo agarrado a um tronco, alimentando-se de folhas e protegido por uma camuflagem natural, que passa despercebido para a maioria dos predadores.

Sua dieta consiste em brotos, folhas e plantas encontradas em árvores. A preguiça raramente bebe água: a quantidade de que ela necessita é extraída do próprio alimento. Isso permite que passe 85% de sua vida agarrada a árvores.

É incrível, mas as preguiças fazem apenas 10% do “exercício” que animais do mesmo porte realizam, levam 30 dias (!!!) para digerir uma folha e sua temperatura flutua de acordo com a do ambiente. Tudo para poupar energia.

Postar um comentário

*
*