Comemorações Curiosidades Dicas

O jogo tem que ser limpo

layout_facebook_140610_3

A Copa do Mundo não se resume a uma competição. Ela é muito mais que isso. A Copa tem também uma mensagem que deve ser seguida por todas as pessoas: é o Fair Play, que em português quer dizer Jogo Limpo. Essa é uma filosofia adotada em esportes que prima pelo jogo justo.

Tudo começou em 1896 durante as primeiras Olimpíadas da Era Moderna, em Atenas. O Barão de Coubertin, o organizador dos Jogos, idealizou a filosofia por meio da frase: “Não pode haver jogo sem fair play. O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta”.

E esse conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo. Os praticantes devem procurar jogar de maneira justa, não prejudicando o adversário de forma proposital. Apesar de ter nascido nos jogos olímpicos, o fair play também faz parte de uma campanha da Fifa, que é a Fair Play Campaign. Essa campanha visa beneficiar o cumprimento das regras, do bom senso e do respeito a jogadores, árbitros, adversários e torcedores.

Então, que tal levar o fair play para dentro da escola, para os treinos de futebol no clube ou até mesmo para os jogos de final de semana? Vale muito a pena ser correto e jogar limpo na hora de competir.

Postar um comentário

*
*