Curiosidades

O mundo estranho dos oceanos

Quando vamos para praia e vemos peixinhos coloridos nas piscinas naturais, nem nos damos conta de que aqueles são apenas algumas das espécies que existem no mar. Achamos que lá no fundo dos oceanos existem inúmeros cardumes peixes bonitinhos, nadando de um lado para o outro, dividindo as águas com as baleias, tubarões, arraias, diversos crustáceos e algas. Mas não é bem assim. Lá no fundo do mar, no fundo mesmo, existem muitos tipos de seres com aparência bem bizarra.

Eles vivem na região abissal do oceano, isto é, abaixo de dois mil metros da superfície.O local é tão profundo que nenhum ser humando pode chegar lá, pois a pressão é tão forte que é capaz de esmagar um cilindro de oxigênio (ou até mesmo de explodir uma baleia). Sem contar com a temperatura baixa, que varia de 0 a 4 ºC, e a escuridão. Pois é, lá nas profundezas do oceano não chega a luz do sol.

Mas você deve ficar se perguntando: e como é que esses seres conseguem viver em um ambiente tão frio, escuro e profundo? É que eles terminaram  desenvolvendo estratégias para sobreviver. Um exemplo disso é que quase todos os peixes abissais são carnívoros, pois a quantidade de algas na região onde vivem é pequena. O peixe-víbora é um deles. A boca desse animal é grande e tem dentes similares a caninos, que não cabem dentro da boca, curvando-se para trás, bem próximo aos olhos. Já o peixe-ogro vive em águas de profundesas extremas, a cerca de 5.300 metros! Como alimento por lá é quase uma raridade, ele come de tudo, principalmente restos de animais mortos que caem de profundidades menores.

Ficou mais curioso para conhecer sobre esses peixes? Então assista o vídeo e nos conte qual deles é o mais assustador!

Postar um comentário

*
*