Curiosidades

O outono chegou!

Por mais que moremos em um país tropical, o clima muda no decorrer do ano. Para quem mora no norte e nordeste, o clima basicamente se resume a período quente e período com chuva. Não se sente realmente as quatro estações. Mas se a gente for para as regiões que ficam mais ao sul, a coisa é diferente. O clima realmente muda. E esta semana, chega uma nova estação: o outono.

Durante os meses de outono, que vai de 20 de março a 21 de julho, os dias ficam mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno.

Aqui no Hemisfério Sul, esta estação é caracterizada pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno. O outono do Hemisfério Sul é chamado de “austral”, enquanto no Hemisfério Norte é conhecido por “outono boreal”.

O equinócio de março marca o início do outono no Brasil. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. No equinócio o dia tem a mesma duração, tanto no hemisfério Norte como no hemisfério Sul.

Postar um comentário

*
*