Curiosidades

O poder do faro dos cães

Você sabia que a capacidade de olfato dos cães é superior a dos humanos? Os cachorros podem podem cheirar até 100 mil vezes melhor do que o homem. Isso acontece porque o cérebro de um cão, apesar de ser apenas uma décima parte do tamanho de um cérebro humano, a área que controla o odor é 40 vezes maior do que nas pessoas. O ser humano tem uma média de 5 milhões de receptores olfativos, enquanto que esses animais, dependendo da raça, têm entre 125 e 250 bilhões de glândulas odoríferas. Por exemplo, os cães de raça Bloodhound têm 300 milhões receptores de odor!

Pode parecer estranho, mas através do olfato, os cães podem detectar certas doenças, como o câncer de pulmão ou de mama. Para isso basta eles cheirarem o hálito das pessoas. Mas sua acuidade olfativa não se esgota aí. Ao cheirar a urina das pessoas, eles também podem identificar o câncer de próstata ou de bexiga. Então, atenção ao que o seu o seu melhor amigo tem a “dizer” para você. Observe as suas reações.

Mas não para por aí. Os cães também podem identificar certas bactérias. Eles também podem cheirar feromônios, urina, matéria fecal, pele e o cabelo das pessoas. A partir disso, um cão pode dizer muito a respeito de um humano, incluindo se são homens ou mulheres, o que comem, tocam, se estão preparados para a fertilização, se tiveram filhos recentemente ou tiveram uma falsa gravidez, e até qual é o estado de ânimo em que se encontram.

Os cães também podem cheirar o policarbonato, um complemento chave na fabricação do DVD. É por isso que esses animais são usados para identificar DVDs falsos e combater a pirataria. Na realidade, eles são muito usados pela polícia em diversas missões. E agora você já sabe o motivo!

Postar um comentário

*
*