Curiosidades

O que é alergia?

Você está bem e quando menos espera começa a espirrar, o corpo se enche de placas ou mesmo se coçar. Isso aconteceu porque alguma coisa que você tocou, comeu ou passou pela pele promoveu uma reação alérgica. Mas o que é uma alergia realmente? Ela é uma reação exagerada do sistema imunológico (que defende o nosso organismo).

A alergia surge quando entramos em contato com substâncias como fungos, poeiras, alimentos, corantes e medicamentos. Nesse momento, o sistema de defesa trava uma batalha no organismo e produzimos anticorpos. Em pessoas alérgicas, um desses anticorpos reage de forma diferente, confundindo o corpo. Isso gera uma reação estranha e ativa a substância chamada de histamina, responsável pelos sintomas da coceira e dos espirros.

Como identificar uma reação alérgica? Os principais sintomas de uma reação alérgica são a urticária, o inchaço, a pele irritada, o vômito, a diarreia, o baixo ganho de peso e a barriga inchada. Algumas reações mais sérias da alergia podem ainda causar falta de ar, pressão baixa, rouquidão, desmaio. Nesses casos extremos a pessoa deve ser levada ao médico imediatamente.

Postar um comentário

*
*