Dicas

O que é análise sintática?

Nós já estudamos análise morfológica e hoje vamos ficar por dentro do que uma análise sintática. De uma forma geral, a análise sintática é a parte da gramática que estuda a função e a ligação de cada elemento que forma um período.

Para fazer essa análise, a oração é dividida de acordo com a função que exerce. Essa divisão é feita através de termos, os quais podem ser essenciais, integrantes ou acessórios. São eles:

Termos Essenciais da Oração – Os termos essenciais são os termos básicos, que geralmente formam uma oração. Trata-se do sujeito e do predicado. E uma informação importante que precisa ser lembrada é que nem sempre a oração tem sujeito.

Termos Integrantes da Oração – São aqueles que integram, principalmente, o sentido de verbos e substantivos presentes na oração. Os principais termos integrantes da oração são os complementos verbais (objeto direto e objeto indireto), o complemento nominal e o agente da passiva.

Termos Acessórios da Oração – Existem termos que, apesar de dispensáveis na estrutura básica da oração, são importantes para a compreensão do enunciado. Ao acrescentar informações novas, esses termos caracterizam o ser; determinam os substantivos; exprimem circunstância. Esses termos são chamados de acessórios da oração e são conhecidos como: o adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto.

Com essas definições vocês ficam sabendo como é realizada a análise morfológica. Nos próximos dias nós vamos falar sobre cada termo separadamente, assim, o estudo fica completo.

Postar um comentário

*
*