Curiosidades

O que é discalculia?

Faz parte das tarefas dos pais ajudar os filhos nos deveres escolares. Algumas vezes, quando as orientações precisam ser dadas nos exercícios de matemática, a coisa não fica tão fácil. O bloqueio com os números enfrentado por algumas crianças pode parecer falta de interesse pelo assunto, ou até mesmo preguiça. Mas o que muita gente não sabe, é que essa grande dificuldade de compreender a matemática e seus conceitos pode ser um problema chamado discalculia, um distúrbio de aprendizagem pouco conhecido que pode prejudicar a vida escolar, e até cotidiana, se não diagnosticado corretamente.

Pessoas que tem discalculia não conseguem identificar, por exemplo, sinais matemáticos ou resolver operações básicas, como adição e subtração. Por ser um problema ainda pouco perceptível por muitos pais, a discalculia tende a ser confundida com teimosia ou desinteresse do alunos pela disciplina. É preciso acompanhar de perto a educação da criança dentro da escola.

É justamente no ciclo de alfabetização, entre 6 e 8 anos, que o distúrbio se torna mais evidente. E um aviso aos pais, a discalculia não é uma questão ligada ao ensino. Recorrer apenas a um professor particular não irá resolver a questão. O diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, composta por psicopedagogo, fonoaudiólogo e neuro pediatra.

Vale lembrar que a discalculia não tem cura, mas quando identificada e acompanhada de perto por profissionais especializados, a criança logo aprende a lidar com os conceitos da matemática não só na escola, mas também nas operações enfrentadas no dia a dia.

Postar um comentário

*
*