Curiosidades

O que é dislexia?

Muitos pais ficam assustados quando descobrem que o filho tem dislexia. Acham que o filho não irá se desenvolver corretamente na escola, que pode até afetar a inteligência da criança. Calma, não é nada disso. Mas é preciso de atenção e tratamento com especialista.

Mas o que é dislexia? Ela é um distúrbio específico da linguagem caracterizado pela dificuldade em compreender palavras. Trata-se de uma insuficiência do processo fonauditivo e inclui-se frequentemente entre os problemas de leitura e aquisição da capacidade de escrever e soletrar. Apesar da criança disléxica ter dificuldade em decodificar certas letras, elas apresentam um QI perfeitamente compatível com a idade.

O diagnóstico da dislexia é muito semelhante ao do de outros distúrbios de aprendizagem. Por isto, é preciso muito atenção para não rotular toda e qualquer alteração de leitura como dislexia. A dislexia tem sempre como causa primária a relação espacial alterada, fazendo com que a criança não consiga decifrar satisfatoriamente os códigos da escrita.

Para diagnosticar a dislexia é preciso, quase sempre, de uma equipe multidisciplinar, formada por neurologista, psicólogo, psiquiatra e psicopedagogo. Esta equipa tem a função básica de eliminar outras causas responsáveis pelas trocas de letras e outras alterações de linguagem.

Crianças com dislexia podem ter os seguintes sinais e sintomas:

– Iniciar a fala tarde;
– Problemas de pronúncia;
– Dificuldade com palavras que rimam;
– Prejudicada capacidade de aprender noções básicas como alfabeto, cores e números;
– Problemas com a escrita e outras habilidades motoras;
– Letras confusas, como a “b” e “d”, “p” e “q” ou as ordens de letras dentro de uma palavra;
– Dificuldade em aprender a conex~ão entre eletras e seus sons;
– Estima-se que 25% das pessoas com dislexia também mostram sinais de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Postar um comentário

*
*