Curiosidades

O que é educação 4.0?

Muita se fala das mudanças que estão ocorrendo em diversas áreas da sociedade. E a educação é uma delas. É que ela começa a ter que responder as necessidades da “Indústria 4.0”, também chamada quarta revolução industrial, onde a linguagem computacional, a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial, os robôs e muitas outras tecnologias se somam para dinamizar os processos nos mais diversos segmentos da Indústria – e da vida da sociedade de uma forma geral.

Os educadores precisam ficar atentos a alguns pontos, como:

A conectividade global e facilidade de acesso ao conhecimento;
As máquinas inteligentes, automações e sistemas robotizados;
As novas mídias e Big Data;
A implacável velocidade da inovação;
A exigência constante de desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos.

Mas como a Educação 4.0 vai mudar o modo como aprendemos? Conforme dados de pesquisas recente, o futuro da Educação – também chamada de Educação 4.0 – baseia-se no conceito de Learning by doing, ou seja aprender fazendo. Esse conceito traz a ideia de que todos nós – principalmente quem está na escola hoje – vamos aprender coisas diferentes e de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos, testes e muita ‘’mão na massa’’.

Para preparar o aluno que está na sala de aula hoje para o amanhã, o relatório apresentado pelo The New Work Order recomenda que se dê mais ênfase nas habilidades digitais e ao empreendedorismo na escola. Outros elementos que devem ser estimulados desde os primeiros anos escolares levantados pelo relatório foram: saber lidar com pessoas de forma colaborativa; desenvolvimento de competências sócio-emocionais criativas; participação em projetos interdisciplinares, que utilizam conhecimentos de diversas disciplinas para um objetivo comum e uso da empatia com inteligência.

E você, o que tem feito de diferente na sala de aula? Conte para a gente!

Postar um comentário

*
*