Curiosidades

O que é miragem?

Você está andando no deserto, o sol está muito forte e de repente você ver água! Água?! Calma, você está tendo é uma miragem. Isso mesmo. Miragem, ou espelhismo, é um fenômeno óptico muito comum em dias ensolarados, especialmente sobre rodovias, em paisagens desérticas, ou também em alto-mar. Trata-se de uma imagem causada pelo desvio da luz refletida pelo objeto, ou seja, é um fenômeno físico real, uma ilusão de óptica, não uma alucinação – como algumas pessoas podem pensar.

A miragem pode ocorrer em diferentes condições, causando vários tipos de imagem do objeto. A luz solar, em direção ao asfalto, por exemplo, sofre refração devido ao gradiente de temperatura das camadas de ar a medida em que se aproxima do asfalto. Essa refração desvia a direção de propagação da luz, e por final, ela reflete-se (reflexão total) nas camadas de ar próximas ao solo, fazendo com que a luz agora se distancie dele. Desta forma, tem-se a ilusão que a superfície do solo está espelhada, como se existisse uma poça de água. O fenômeno também é observado quando o solo está muito frio, neste caso as imagens refletidas no ar são invertidas.

Para facilitar o entendimento, achamos um vídeo que mostra de forma prática o que é miragem. Vamos assistir?

Para finalizar, é interessante você saber que existem vários tipos de miragem, com diferentes processos de formação. Basicamente, a miragem é dividida em dois grandes grupos: miragem inferior e superior. A primeira é a miragem de deserto e rodovias, em dias quentes, e a segunda é mais comum em regiões polares e menos comum do que a primeira.

Postar um comentário

*
*