Dicas

O que é substantivo?

Lembra quando a gente estudou análise morfológica e falamos de substantivo? Ele é uma classe gramatical que vamos ver hoje com mais atenção. Resumindo, substantivo é qualquer palavra que nomeia tudo que existe. É tudo que dá nome aos seres, a tudo que você vê, ouve, sente ou imagina. Ex.: casa, avião, grito, música, felicidade, alegria, amor etc.

O substantivo podem variar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo). Vamos a um exemplo bem simples:
Gênero: menino (gênero masculino), menina (gênero feminino);
Número: meninos (plural), menina (singular);
Grau: menininho (diminutivo), meninona (aumentativo).

O substantivo também é classificado em: próprio (Brasil), comum (cidade), concreto (caneta), abstrato (beleza), simples (flor), composto (beija-flor), primitivo (carro), derivado (carrinho). Também temos os substantivo coletivo, aquele comum, mesmo no singular, significa vários seres da mesma espécie: atlas (de mapas), biblioteca (de livros), enxame (de abelhas) etc

E para finalizar, qualquer palavra pode ser substantivada. Para isso basta precedê-la de um artigo. Ex.: O não é uma palavra cruel. (advérbio substantivado). O amar e o odiar não conhecem limites. (verbos substantivados).

Postar um comentário

*
*