Curiosidades

O que é sustentabilidade?

Muito se fala em sustentabilidade. E em todos os locais: jornais, revistas, escolas. Existem até reuniões com dirigentes de países para falar sobre o tema. Como se pode ver sustentabilidade é realmente uma coisa muito importante para as nossas vidas. Mas o que ela seria mesmo?

Atualmente, o termo é bastante utilizado para designar o bom uso dos recursos naturais da Terra, como a água, as florestas e etc. Etimologicamente, a palavra sustentável tem origem no latim “sustentare”, que significa sustentar, apoiar e conservar. O conceito de sustentabilidade está normalmente relacionado com uma mentalidade, atitude ou estratégia que é ecologicamente correta, e viável no âmbito econômico, socialmente justa e com uma diversificação cultural.

De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.

Sustentabilidade Ambiental e Ecológica: É a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, mantendo a qualidade de vida e o ambiente em harmonia com as pessoas. O desafio da humanidade é preservar seu padrão de vida e manter o desenvolvimento tecnológico sem acabar os recursos naturais do planeta.

Sustentabilidade Empresarial: Cada vez mais as empresas se preocupam com o meio ambiente. Nas empresas, o conceito de sustentabilidade está ligado diretamente com responsabilidade social, tornou-se inclusive uma vantagem competitiva.

A sustentabilidade social: É o conceito que descreve o conjunto de medidas estabelecidas para promover o equilíbrio e o bem-estar da sociedade, através de várias iniciativas que têm como objetivo ajudar membros da sociedade que enfrentam condições desfavoráveis.

Postar um comentário

*
*