Curiosidades

O que foi o feudalismo?

Hoje vamos voltar um pouquinho no tempo. Mas precisamente pra Idade Média, entre os séculos V e XV. Foi nessa época, na Europa, que existiu o feudalismo, um modo de organização social, político e cultural baseado no regime de servidão, onde o trabalhador rural era o servo do grande proprietário de terras, o senhor feudal.

O feudo era uma propriedade rural que abrigava um castelo fortificado, as aldeias, as terras para cultivo, os pastos e os bosques. No feudo se produzia apenas o necessário para o consumo da comunidade, onde o trabalho servil envolvia uma série de obrigações, entre elas: os servos trabalhavam como rendeiros, pagando ao senhor com mercadorias ou prestações de serviços pelo uso da terra; cada família trabalhava gratuitamente durante alguns dias nas terras do senhor; cada servo pagava taxas pelo uso do moinho, do forno etc.

Aos senhores feudais cabia a responsabilidade de formar exércitos particulares e construir castelos fortificados, onde dentro e em torno dos quais se desenvolvia a comunidade feudal, protegida por eles.

Para saber mais sobre o tema, assista o vídeo abaixo.

Postar um comentário

*
*