Curiosidades

O que foram as cruzadas?

Hoje vamos falar sobre as Cruzadas. O assunto é grande, precisa de atenção, mas vamos tentar passar de forma resumida. Mas lembrando que para ter um estudo mais completo, é preciso fazer outras pesquisas, ok? Então vamos lá! O que foram as Cruzadas? Elas foram expedições militares organizadas entre 1095 e 1291 pelas potências cristãs europeias, com o objetivo declarado de combater o domínio islâmico na chamada Terra Santa, reconquistando Jerusalém e outros lugares por onde Jesus teria passado em vida.

As Cruzadas recebeu esse nome porque os cavaleiros e soldados, que participam dessas expedições, tinham como símbolo uma cruz borada no manto que usavam. Mercadores emergentes viram nas Cruzadas uma oportunidade de ampliar seus negócios, abrindo novos mercados e obtendo lucro ao abastecer os exércitos que atravessavam a Europa a caminho do Oriente.

Outro objetivo das Cruzadas era unificar as forças da cristandade ocidental, divididas por guerras internas, e concentrar suas energias contra um inimigo comum, os chamados “infiéis muçulmanos”. Nesse período de quase dois séculos, oito Cruzadas foram lançadas, embora duas delas jamais tenham chegado a Jerusalém. A Quarta desviou-se do seu objetivo original para atacar os cristãos ortodoxos de Constantinopla – que não reconheciam a autoridade do papa -, saqueando a cidade no ano de 1203. Já a Quinta conseguiu conquistar partes do Egito, mas bateu em retirada sob a pressão do inimigo antes de atingir a Palestina.

Para saber mais sobre o assunto, a nossa dica é assistir o vídeo do canal “Se liga nessa História”, que fala sobre as Cruzadas de uma forma bem descontraída.

Postar um comentário

*
*