Curiosidades

O que são animais híbridos?

Você sabia que o burro é um animal híbrido? Mas por que ele é classificado desta maneira? É simples. O animal híbrido é um tipo de espécie originária de um processo de reprodução entre animais diferentes. Ou seja, a reprodução entre espécies distintas, quando possível, gera animais chamados híbridos, ou mestiços. O burro, por exemplo, é o resultado do cruzamento entre a égua e o jumento.

Esse tipo de reprodução pode acontecer entre animais que tenham o mesmo número de cromossomos ou em animais geneticamente diferenciados. Os animais híbridos podem ser gerados por meio de um processo de engenharia genética, ou de maneira espontânea na natureza.

Este fenômeno foi estudado pela primeira vez em plantas por Joseph Gottlieb Kölreuter durante o século XVIII, embora existam citações mais antigas sobre esse assunto, tanto em plantas como em animais.

Cientistas acreditam que, em razão das mudanças climáticas, a hibridação será um processo evolutivo natural nos próximos anos. A destruição de habitats e a extinção de espécies obrigarão alguns animais a se reproduzirem com animais de espécies diferentes. Esse processo já acontece entre tigres e leoas, zebras e éguas, e entre ursos de espécies distintas.

Vamos conhecer alguns desses animais?

Zebralo – O Zebralo ou Zégua é fruto do cruzamento de cavalos e zebras. A junção desses dois equinos não surgiu somente de manipulação, ela também acontece no meio natural. O Zebralo é uma espécie de cavalo mais forte, com listras em algumas partes do corpo, como as pernas ou a traseira.

Gato Savannah – O Gato Savannah é uma mistura de gato doméstico comum com o Serval, um felino africano selvagem. O cruzamento gerou um gato diferente, com orelhas grandes e marcas nos pelos. Além disso, o  gato geneticamente manipulado pode pesar até 14 quilos e chega a ter 1 metro de comprimento. Todo esse tamanho vem junto com um comportamento dócil e amigável.

Urso Grolar – O Urso Grolar, mistura entre o urso polar e o urso marrom, é um tipo de híbrido que pode ser encontrado na natureza. Eles têm características genéticas semelhantes, mas vivem em habitat naturais distantes. Acontece que, com o derretimento do Ártico, os ursos polares estão migrando para o território dos ursos marrons e o resultado disso é que as espécies passaram a cruzar entre si.

Postar um comentário

*
*