Dicas

O que são pronomes?

Essa semana temos mais uma dica gramatical. Vamos falar de pronome. Os pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles.

Os pronomes existem para remeter, retomar ou qualificar outras palavras expressas no seu texto. Sem eles, muitas orações e frases ficariam confusas e longas demais. Vamos a um exemplo explicativo?

Vamos supor que você tem uma amiga chamada Maria, e que, neste momento, ele começa a falar de sua mãe:

“Jussara é mãe de Maria. Jussara canta muito bem”.

Ficou meio estranho, não foi? Afinal, quem fala sobre si mesmo na terceira pessoa? Além disso, por que repetir o nome da mãe duas vezes?

Por isso é possível imaginar que, se você realmente tivesse uma amiga de verdade chamada Maria, ela provavelmente falaria a mesma frase da seguinte forma:

“Jussara é minha mãe. Ela canta muito bem”.

Os pronomes que atuam como substantivos (no caso: ‘ela’) são conhecidos como pronomes substantivos, e os que acompanham essa classe (no caso: ‘minha’), qualificando-a ou especificando-a, chamam-se pronomes adjetivos.

No entanto, além dessa classificação principal, existem muitas outras determinações que caracterizam os tipos de pronomes existentes na língua portuguesa. Vamos conhecer cada uma delas?

De acordo com o que determina a nossa gramática normativa, existem seis tipos de pronomes: os pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.

Mas como o assunto é bem grande, nós vamos dividir em outro post, ok? No próximo você vai aprender direitinho sobre os seis tipos de pronomes.

Postar um comentário

*
*