Curiosidades

O que são raios, relâmpagos e trovões?

Na semana passada algumas partes do Nordeste e Sul do Brasil presenciaram fortes chuvas com muitos raios, trovões e relâmpagos em decorrência de um vórtice ciclônico de alto nível. Mas você sabe exatamente a diferença entre cada um destes fenômenos elétricos?

O raio é produzido entre as nuvens e o solo, é como uma descarga de eletricidade. O raio pode ter três tipos de atividades: da nuvem para o solo, do solo para a nuvem e também entre nuvens. Ele é provocado quando se foram temperaturas elevadas, e este aquecimento resulta na expansão explosiva de gases atmosféricos. Por isso que é no verão em que há maior incidência de raios. Em geral, uma tempestade comum pode produzir cerca de três ou quatro descargas por minuto.

Já o relâmpago é também uma espécie de descarga elétrica, só que visível e apresenta ramificações irregulares, é basicamente o que sobra do raio, é o grande clarão no céu.

Por fim, o trovão são as ondas sonoras que acompanham o relâmpago, é aquele barulho de estouro, que muitas vezes é assustador e dá medo nas pessoas, mas não fazem mal algum. E tem uma curiosidade, sabia que apenas 1% da eletricidade do raio se converte em trovão?

Mas, o raio é perigoso? É sim e pode atingir pessoas. Por isso, algumas precauções devem ser tomadas durante uma tempestade, afinal, a água é um condutor de energia, sendo assim, o primeiro passo é fica longe do mar ou da piscina. Se possível corra para uma casa ou apartamento, ou mesmo um carro, pois são protegidos.

Mas atenção, dentro de casa também há perigo. Por isso fique longe das janelas e de metais condutores de energia, como telefone sem fio (o celular não tem perigo), canos e objetos metálicos. Tire Os aparelhos eletrônicos da tomada, pois eles também podem receber descarga.

Postar um comentário

*
*