Curiosidades

O sono de baixo d’água

É estranho, mas os peixes não dormem. Não como a gente. Isso acontece porque o sono está relacionado, entre outras coisas, ao metabolismo. Nós, humanos, temos metabolismo elevado e um desgaste energético muito maior. Por isso, um repouso demorado e profundo é fundamental para nós, mas não para eles.

Para descansar, os peixes diminuem as atividades por alguns segundos, várias vezes ao longo do dia. E tem outro ponto importante: se os peixes dormissem por horas, como a gente, eles seriam devorados pelos predadores.

Alguns peixes são espertos na hora de tirar o cochilo. O peixe-palhaço é um deles. Ele recorre a proteção de inimigos na hora de relaxar. Isso porque o muco produzido por ele não reage quimicamente com os tentáculos venenosos das anêmonas. Assim, ele passa despercebido e se protege no meio desses predadores em momentos de menor atividade.

E algumas espécies de atum e de tubarão não podem parar de nadar. Nunca! E você sabe por que? Se eles pararem, eles morrem afogados. Para eles, nadar não é apenas uma forma de se locomover, mas também parte do movimento natural de respiração, fazendo com que a água circule por suas brânquias.

Postar um comentário

*
*