Dicas

O uso da fotografia nas aulas de geografia

A fotografia é um meio de se descobrir o mundo. E ao introduzi-la na sala de aula, os professores e alunos tornam as atividades muito mais interessante. Ela pode ser usada em diversas disciplinas, mas hoje vamos falar da importância de inserir a foto nas aulas de geografia e trazer exemplos de como os professores estão usando essa ferramenta na sala de aula para passar conhecimento geográfico.

Nas escolas da periferia de Campinas, por exemplo, os alunos saíam pelos bairros, no entorno das escolas, traçando mapas, discutindo fenômenos urbanos. No percurso, os alunos fotografaram os espaços visitados da maneira que eles queriam. Com isso, os alunos fizeram uma amostra do espaço destas periferias. Ao chegar na sala de aula, a partir dos “mapas mentais” que eles já possuem, mapas foram construídos a partir das vivências cotidianas nestes bairros, buscamos uma relação entre estes mapas mentais e a geografia “formal”, resultando, em geografias mais inusitadas. Para conhecer o projeto completo, basta clicar aqui.

Já no Recife, um grupo de professores usou a fotografia como uma forma de enriquecer as aulas e ativar a participação dos alunos como coautores na produção de material para fins didáticos pedagógicos. Neste sentido, se foi feita a criação de bancos de imagens e a análise e interpretação coletiva das imagens para a criação de protocolos para o uso das fotografias. Para conhecer o trabalho deles, basta clicar neste link.

Postar um comentário

*
*