Dicas de Leitura

Obras para saber mais sobre hinos do Brasil e do mundo

Essa semana comemoramos o Dia do Hino Nacional Brasileiro. Então, que tal saber um pouco mais sobre ele? A primeira dica é Ouviram do Ipiranga – a história do hino, de Marcelo Duarte. Num daqueles dias de arrumação, Beatriz recebe um presente do avô. É a batuta que pertenceu a Francisco Manuel da Silva, autor da música do Hino Nacional. Ao dizer as palavras mágicas “Ouviram do Ipiranga” três vezes, a batuta ganha vida e conta à menina toda a história do hino.

O livro Ouviram do Ipiranga traz o significado de cada palavra da letra do Hino Nacional, usando uma linguagem simples para a compreensão das crianças, além de conter fatos históricos relacionados à criação da letra. No final da obra, o leitor encontra além da letra do Hino Nacional Brasileiro, o Hino da Independência e da Proclamação da República, e também a biografia dos personagens mencionados na história, como por exemplo, Dom Pedro I. Nesta divertida e didática história, as crianças, e os adultos, é claro!, irão aprender que a difícil letra deste hino tão bonito, no fundo tem mais charme do que se imagina. Uma importante obra que reúne informações e curiosidades sobre o Hino Nacional, e essencial para as escolas que começam a motivar crianças e jovens a conhecer e a respeitar sua Pátria.

A segunda sugestão de leitura é o livro Juca Brasileiro e o Hino Nacional, de Patricia Engel Secco. Juca Brasileiro é um garoto que se orgulha da história e dos símbolos de seu país. Neste livro Juca busca explicar o significado de cada verso do Hino Nacional e dá uma dica para o leitor não confundir a ordem das estrofes na hora de cantar.

Por fim, a dica é uma obra para se conhecer um pouco sobre o hino de outros países. Bem interessante a leitura de Hinos de todos os países do mundo, de Tiago Jose Berg. O hino da França, inicialmente batizado como “Canto de guerra para o exército do Reno”, passou a se chamar “A Marselhesa” quando um grupo de soldados voluntários, vindos da cidade de Marselha, adentram a capital, Paris, entoando a canção e causando uma enorme comoção popular, em 30 de julho de 1792. Depois de anos de pesquisa, o geógrafo Tiago José Berg reuniu no livro Hinos de todos os países do mundo as letras, as traduções, as histórias e as curiosidades dos hinos nacionais de todos os 194 países do mundo. O leitor irá conhecer detalhes curiosos dos hinos de países poderosos, como os Estados Unidos, com seu pendão listro-estrelado; e o Japão, com a letra de hino mais antiga do mundo (do século IX). Vai se surpreender com a história de hinos de países como o Djbuti, localizado na região conhecida como “Chifre da África”, ou o Butão, clamado em seu hino como “Druk tsendhen” (Reino do Dragão). O autor propõe uma viagem cheia de surpresas ao redor do mundo sob a óptica dos hinos nacionais.

Postar um comentário

*
*