Curiosidades

Os benefícios do desenho para as crianças

Toda criança gosta de desenhar. É certo que umas desenham melhor que outras, tem mais facilidades com os lápis, mas todas podem e devem se deliciar com essa arte. Além de divertido, é um bom passatempo e ajuda a desenvolver a percepção, emoção e inteligência da criança. Por isso, estimule seus filhos, incentive.

Desenhar é também um meio delas se comunicarem e expressarem suas ideias e sentimentos. Ao criar estímulo para elas desenharem, você pode fazer perguntas sobre o que ela ilustrou ali, isto pode ainda fazer a criança criar histórias e aguçar a imaginação, o que é importante para desenvolver a fluência verbal.

Mas nada de questionar se está feio, pode desestimular. E o bom é criar um ambiente propício, para que ela se dedique e se delicie por muito tempo. Elas podem fazer desenho livre a partir de uma temática ou treinar para tentar copiar objetos, animais, situações, etc.

Disponibilize papel ofício; cartolinas; cadernos de desenho que tenham papel transparente, papel manteiga ou vegetal que servem para decalcar; lápis grafite com diversas texturas, tons e espessuras (H, HB, B, 2B, 3B, etc); lápis de cor; lápis de cera; tinta guache; hidrocor; entre outros. Uma boa metodologia é contar histórias para eles, fazer leituras juntos e depois incentivá-los a desenhar o que imaginaram das historinhas, os lugares, os personagens, objetos.Gostou? Mãos à obra e use a imaginação!

Postar um comentário

*
*