Curiosidades

Os Deuses, heróis e lendas da Mitologia Grega

Durante este mês de outubro vamos aprender mais sobre mitologia. A cada semana vamos abordar as mitologias mais conhecidas, que são a Grega. Romana, Nórdica e Egípcia. Mas afinal, o que é mitologia? É o estudo de mitos, lendas e a interpretação dessas lendas e mitos em alguma cultura. Mitos são histórias populares ou religiosas complexas, com vários pontos de vista, das pessoas que viviam na época em que os mitos foram criados. Então, já que fizemos essa introdução, vamos conhecer mais a Mitologia Grega.

Os Gregos eram politeístas, isto é, adoravam vários deuses, acreditando que esses deuses tinham forma humana, embora fossem mais belos e poderosos que os homens, imortais e possuidores de poderes mágicos. Os deuses gregos revelavam também qualidades e defeitos semelhantes aos dos seres humanos: apaixonavam-se, sofriam, conheciam aventuras e desventuras e os Gregos falavam deles como se fossem pessoas. O conjunto dessas histórias da vida dos deuses e heróis gregos formaram a mitologia Grega.

Para os Gregos, os deuses eram descendentes da terra – Gaia – e do céu – Urano – e tinham grandes semelhanças com os homens, e o Monte Olimpo era considerado a casa dos deuses importantes. A Mitologia Grega era dividida entre Deuses, Heróis, Animais e monstros mitológicos e Lendas mitológicas.

Entre os Deuses, Zeus é um dos mais conhecidos. Ele é pai dos deuses, filho de Cronos e de Réia. Era representado como homem forte e barbado, de aspecto majestoso, com um raio na mão sobre uma águia. Afrodite também era uma deusa e filha de Zeus e Dione. É conhecida como a deusa do amor e da beleza.

Já entre os Heróis Gregos, podemos destacar Aquiles, que era o guerreiro mais forte dos gregos, e Hércules, herói grego muito forte enfrentou doze dificuldades, conhecidas pelos doze trabalhos de Hércules. Entre as lendas, podemos destacar a de Ariadne, que conta a história de Dédalo, que construiu o labirinto de Creta, onde vivia o Minotauro (metade monstro metade homem). Exigia sacrifícios humanos cujas vítimas eram raparigas atenienses. Teseu entrou no labirinto com a ajuda do fio de Ariadne, tendo morto o Minotauro.

Entre os animais e monstros da mitologia, destacam-se Centauro, que é metade homem, metade cavalo, Minotauro, que é metade touro, metade homem (que guardava o labirinto de Creta, da lenda de Ariadne, que vimos acima) e Pégaso, que era um cavalo alado.

Postar um comentário

*
*