Curiosidades

Os hábitos noturnos dos animais

Quando passeamos pelo zoológico nem damos conta de que a vida de muitos dos animais que habitam aquele espaço é noturna. Chegamos, muitas vezes, achar estranho o fato deles estarem “escondidos” nas jaulas. Mas a verdade é que eles curtem a vida à noite, bem longe dos nossos olhos.

A maioria dos felinos tem hábitos noturnos, com exceção o guepardo. Outros animais que trocam a noite pelo dia são: o gato-do-mato, o maracajá, a jaguatirica, a suçuarana, a onça-pintada, o gato-palheiro e o lobo-guará.

Já o urso-pardo, que pode ser visto no Zoológico do Recife (Parque Dois Irmãos), tem hábitos diurnos e noturnos. Mas é um bicho extremamente solitário, ao contrário de outras espécies que vive em comunidade.

Os animais noturnos têm características especiais. Enxergam muito bem sem a luz do sol, tem o olfato mais apurado, muitas vezes a audição também é uma poderosa aliada, tem patas acolchoadas para não fazer barulho, entre outras características.

Muitos zoológicos programam na época de férias escolares passeios noturnos, justamente para que as pessoas conheçam mais esses hábitos. Informe-se no da sua cidade.

Compartilhe:

2 Comentários

  1. Postado em 25 de setembro de 2014 às 19:25

    legal esse site muito legal

    • Bloguito
      Postado em 22 de outubro de 2014 às 17:54

      Mayara, que bom que você gostou do nosso blog. Ele é feito com muito carinho para vocês. :D

Postar um comentário

*
*