Curiosidades

Palhaço leva alegria por onde passa

layout_facebook_141209_1

O palhaço faz a alegria de muitas crianças e adultos. É um dos personagens principais do circo, mas também está presente em festas infantis, peças de teatro, apresentações em praças. E por espalhar tanta diversão, nada mais justo do que ele ter um dia só para ele. Por isso, em 10 de dezembro é celebrado o dia do palhaço.

Mas quando ele surgiu? A origem do palhaço ninguém sabe ao certo, mas ela se confunde com história do circo. Os pesquisadores afirmam que a origem vem da Idade Média, período em que algumas pessoas tinham a função de ser o “bobo da corte” para fazer o rei se divertir. Naquela época, eles já se vestiam com máscaras divertidas e diferentes, roupas largas e sapatos engraçados e os espetáculos eram organizados por grupos de teatro. Eles também tinham outra habilidade, eram malabaristas, e com isso, divertiam ainda mais as pessoas.

O palhaço da forma como conhecemos atualmente, pelo que tudo indica, surgiu, aproximadamente, em 1758, na Inglaterra, através do trabalho de Philip Astley, oficial da cavalaria que organizava apresentação com homens, em pé, no dorso do cavalo. A partir daí, criou espetáculos em locais fechados e contratou também palhaços e equilibristas. Astley começou a difundir o circo moderno e, após convite para apresentar-se para o rei da França, abriu uma filial em Paris. Pouco mais tarde, a ideia se expande, chegando a alguns países da Europa como Suécia, Espanha, Alemanha e Rússia e, em cinquenta anos, o circo moderno já tinha se espalhado por todo o mundo! Na América, a entrada do circo e dos palhaços foi através dos Estados Unidos, onde haviam espetáculos itinerantes pelas principais cidades.

Aqui no Brasil sempre tivemos palhaços famosos. Muitos ganharam fama da televisão, como Carequinha, que agitava a criança com a frase: “Tá certo ou não tá?”. Carequinha, que nasceu no circo, gravou 26 discos, fez filmes e colocou sua marca em diversos produtos infantis. Outro palhaço que fez muito sucesso foi o Piolin, considerado como um grande representante do meio circense, destacando-se pela criatividade, além de ser muito hábil como ginasta e equilibrista. Atualmente dois palhaços que fazem muito sucesso entre as crianças: é a dupla Patati e Patatá. Eles cantam, dançam e faz a garotada se divertir bastante com seus DVD’s e produtos licenciados.

Postar um comentário

*
*