Dicas

Passeio pelas praças da cidade

Você já deve ter notado que a sua cidade tem inúmeras praças. Algumas são ótimas para passar com a família. Aqui no Recife, existem muitas bem aconchegantes e que foram projetadas por renomados paisagistas. Que tal tirar um final de semana para fazer um passeio diferente e conhecer as praças da sua cidade?

Se você mora no Recife, não pode deixar de visitar as praças projetadas pelo paisagista Burle Marx. O seu passeio pode começar pela Praça do Arsenal da Marinha, localizada no Recife Antigo. Além dela, aproveitem o dia para visitar a Praça da República, que tem o mais antigo jardim público do Brasil; a Praça de Casa Forte, construída em 1935 na campina do antigo Engenho Casa Forte; a Praça Farias Neves, projetada em 1958 para criar um jardim recreativo para crianças; e, por fim, a Praça do Derby, construída em 1937. Se ainda tiver um tempinho no seu roteiro, aproveite para conhecer a Praça Euclides da Cunha e Praça do Entroncamento.


Visualizar Visite as praças do Recife em um mapa maior

Se você não mora no Recife, não precisa ficar triste. O paisagismo de Burle Marx está presente no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo e até no exterior, em países como Alemanha e Venezuela. Faça o seu roteiro e conte para a gente como são as praças da sua cidade.

Quem foi Roberto Burle Marx?

Ele foi um dos maiores paisagistas do nosso século, premiado internacionalmente. Nasceu em 1909 em São Paulo, filho de uma pernambucana e um alemão. Sua infância foi no Rio de Janeiro e aos 19 anos foi para Berlim, onde no Jardim Botânico de Berlim descobriu a beleza das plantas brasileiras. Artista de múltiplas artes, foi também desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, cantor e criador de joias, sensibilidades que conferiram características específicas a toda a sua obra. Em 1934, assumiu por quatro anos o Setor de Parques e Jardins do governo do Estado de Pernambuco. Projetou inúmeras praças e jardins com novas estruturas, utilizando a vegetação da Mata Atlântica, da Amazônia e espécies tropicais exóticas de outros continentes. Veja mais aqui

Postar um comentário

*
*