Pipa, pião, estilingue e pega-pega são brincadeiras folclóricas! | Bloguito - O blog do Varejito
pipa-150x150

É normal que as crianças de hoje se encantem pelas tecnologias. Mas também é bastante saudável para o seu desenvolvimento que brincadeiras mais tradicionais, também conhecidas como brincadeiras folclóricas, sejam introduzidas no dia a dia delas.

As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração para geração. Muitas delas existem há décadas ou até séculos. Costuma mudar de acordo com a região do país, porém, a essência continua a mesma. Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais ou em grupos. Possibilitam também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças.

Jogos, brincadeiras e brinquedos do folclore:

Soltar pipa: as pipas, também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) pelos meninos em dias de vento. Com uma linha, os garotos conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.

Olha como fazer uma pipa:

Estilingue: também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos).

Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa  ter que fazer o mesmo.

Esconde-esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.

Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega.

Boneca de pano: feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.

Pião: a brincadeira de pião ainda faz muito sucesso, principalmente, nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força. Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.

Fonte: Sua Pesquisa

Veja também:

3 Respostas até agora.

  1. Lucilene Cavalcante da Silva disse:

    Vida de criança de outrora, precisa- se resgatar o agora…

  2. Lucilene Cavalcante da Silva disse:

    Vida de criança de outrora, precisa- se resgatar o agora… e tornar as brincadeiras mais livres na etapa de vida dessas criaturas, que dificilmente hoje vivem essas aventuras, presas ao tempo e ao espaço da vida agitada cidade, nem vivem realmente a sua idade.

    • bloguito disse:

      Oi Lucilene, que bom que você gostou do nosso post. Sempre é bom estimular as crianças para outras atividades, além das encontradas nos dias de hoje.

Deixe seu Comentário!


Receba nossa Newsletter

    • RSS
    • Facebook
    • Twitter
    • Youtube

    Receita de panetone

    Que tal juntar uma tradição natalina com um dos doces ...

    Resenha do livro Ext

    Hoje temos uma participação especial no Bloguito. O blogueiro Érick ...

    Google terá uma ver

    Essa notícia vai interessar muito aos pais que se preocupam ...

    Dicas de presentes n

    E as dicas para presentes de Natal continuam, afinal sua ...

    Palhaço leva alegri

    O palhaço faz a alegria de muitas crianças e adultos. ...

    Twitter updates

    Biruta
    Telecurso
    Companhia das Letras
    Editora alaúde
    Editora Peirópoles
    Franco Editora
    Global Editora
    Panda Books
    Projeto Editora
    Editora Líbris
    Editora Melhoramentos
    Editora Líbris