É normal que as crianças de hoje se encantem pelas tecnologias. Mas também é bastante saudável para o seu desenvolvimento que brincadeiras mais tradicionais, também conhecidas como brincadeiras folclóricas, sejam introduzidas no dia a dia delas.

As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração para geração. Muitas delas existem há décadas ou até séculos. Costuma mudar de acordo com a região do país, porém, a essência continua a mesma. Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais ou em grupos. Possibilitam também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças.

Jogos, brincadeiras e brinquedos do folclore:

- Soltar pipa: as pipas, também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) pelos meninos em dias de vento. Com uma linha, os garotos conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.

Olha como fazer uma pipa:

- Estilingue: também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos).

- Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa  ter que fazer o mesmo.

- Esconde-esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.

- Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega.

- Boneca de pano: feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.

- Pião: a brincadeira de pião ainda faz muito sucesso, principalmente, nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força. Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.

Fonte: Sua Pesquisa

Veja também:

3 Respostas até agora.

  1. Lucilene Cavalcante da Silva disse:

    Vida de criança de outrora, precisa- se resgatar o agora…

  2. Lucilene Cavalcante da Silva disse:

    Vida de criança de outrora, precisa- se resgatar o agora… e tornar as brincadeiras mais livres na etapa de vida dessas criaturas, que dificilmente hoje vivem essas aventuras, presas ao tempo e ao espaço da vida agitada cidade, nem vivem realmente a sua idade.

    • bloguito disse:

      Oi Lucilene, que bom que você gostou do nosso post. Sempre é bom estimular as crianças para outras atividades, além das encontradas nos dias de hoje.

Deixe seu Comentário!


Receba nossa Newsletter

    • RSS
    • Facebook
    • Twitter
    • Youtube

    Patins: muita divers

    Nós hoje temos dicas para você começar a praticar essa ...

    Você sabe o que é

    O surgimento dos números opostos está diretamente ligadoa formulação do ...

    Brincando de tá que

    A brincadeira consiste em esconder um objeto e deixar que ...

    Histórias de vida e

      Ariano é um dos maiores representantes da literatura brasileira, ...

    Vamos pular corda!!!

    Quem pula corda, além de brincar, também está ganhando ...

    Twitter updates

    No public Twitter messages.
    Biruta
    Telecurso
    Companhia das Letras
    Editora alaúde
    Editora Peirópoles
    Franco Editora
    Global Editora
    Panda Books
    Projeto Editora
    Editora Líbris
    Editora Melhoramentos
    Editora Líbris