Curiosidades

Piratas dos mares e da imaginação

Tem uma marchinha de carnaval que se canta assim: “Sou um pirata da perna de pau, do olho de vidro, da cara de mau”. E se você começar a pensar nas feições do danado do pirata, ao cantar a música, imagina logo um homem meio que assustador. E essa é a ideia mesmo. Os piratas, tanto da vida real quanto dos filmes e livros, são sempre vilões.  Quem não se lembra do Capitão Gancho das Histórias de Peter Pan? Nas histórias de ficção eles têm um toque mais divertido, de aventura. Mas na vida real não é bem assim. Eles eram (e ainda são) temidos.

Na história dos piratas, existem alguns que ficaram famosos. São eles: os irmãos Barbarossa (ou Barba-Ruiva), que tinham como base a costa da África. Eles eram muito famosos na região. Já nos mares do Caribe, o pirata mais conhecido era o Sir Francis Drake. Ele era considerado um nobre por alguns e um bandido por outros. Suas pilhagens pela costa do Caribe, especialmente nas colônias espanholas, representam uma das maiores quantias arrecadadas com a pirataria.

E você sabe quem criou a bandeira com a caveira e duas espadas? Quem a utilizou pela primeira vez foi o pirata Calico Jack Rackham. Depois dele, ela ganhou fama. Mas Calico não ficou conhecido apenas por ser o criador do símbolo dos piratas. A sua morte também chamou muito atenção. Ele foi capturado na Jamaica e, para servir de aviso para outros piratas, foi enforcado e pendurado em um lugar alto, hoje conhecido como Rackham’s Cay.

E quem disse que não existe pirata mulher? Ching Shih foi uma das primeiras capitãs. Ela chegou a comandar uma frota com mais de cem navios. Assim como Ching, Anne Bonny foi uma pirata muito famosa. Ela era parceira do Calico Jack. Dizem que ela era bonita, esperta e tão terrível como qualquer homem pirata. Ela era filha de latifundiários, mas abandonou sua vida tranquila em 1700 e resolveu se tornar uma pirata dos mares. Segundo a lenda, ela só foi poupada de ser morta com Calico Jack porque estava grávida.

E o mais temido dos piratas era o Barba-negra. Ele comandou um verdadeiro reino do terror que durou de 1716 a 1718. Ele era um oficial da armada espanhola, mas depois da Guerra da Sucessão Espanhola, Barba-Negra se tornou um pirata e foi imortalizado pela enorme barba escura. A sua fama é tão grande, que ele até virou personagens do filme Piratas do Caribe, da Disney.

E como até os piratas da vida real chegam à tela do cinema, por que não encerrar esse nosso post com uma dica de animação que fala de piratas e que é muito divertida? Assistam e se divirtam com os Piratas Pirados.

http://youtu.be/8aHkyW7OwKo

Postar um comentário

*
*