Curiosidades

Polinização: importante no processo de reprodução das plantas

Quem assistiu ao filme Bee Movie – A História de uma Abelha (2007) viu o quanto é importante o papel das abelhas para a polinização das plantas. No filme, a abelha Barry resolve entrar na justiça contra os humanos, pois ela acha que eles roubam a produção de mel de sua colmeia. Mas essa atitude mexe com a natureza do planeta, pois ao parar de produzir mel, as abelhas pararam de fazer a polinização das flores, deixando o mundo cinza e sem vida. O filme passa uma mensagem de que vivemos em uma cadeia, e que todos são importantes para a vida na Terra.

Mas o que é exatamente a polinização? De uma forma bem direta, a polinização é o transporte de grãos de pólen de uma flor para outra, ou para o seu próprio estigma. É através deste processo que as flores se reproduzem.

A transferência de pólen pode ocorrer de duas maneiras: através do auxílio de seres vivos, como abelhas, borboletas, besouros, morcegos, aves, que transportam o pólen de uma flor para outra, ou por fatores ambientais (através do vento ou da água).

Além destas duas maneiras, há também a auto-polinização, ou seja, a flor recebe seu próprio pólen. Contudo, há casos em que ela o rejeita; nestas situações, ocorrerá a troca de genes com outras flores, o que resultará em uma variação da espécie.

Entretanto, algumas espécies utilizam-se de seu próprio pólen objetivando produzir sementes e garantir a estabilidade de sua população (aqui não ocorrerá a variação, pois não haverá mistura de genes).

Existem algumas espécies, como as Gimnospermas (nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequóias e os ciprestes), onde, na maioria das vezes, a polinização é através do vento. Acredita-se que isso seja em decorrência da forma de evolução desta espécie, quando não podiam contar com insetos especializados na coleta de pólen, como as abelhas. Devido a isto, esta espécie possui uma pobre variação morfológica em suas estruturas reprodutivas.

Como pode ser notada, a beleza e a enorme variedade de flores existentes na natureza somente é possível graças à população de insetos coletores de pólen, como as abelhas, borboletas, mariposas, aves e mamíferos.

2 Comentários

  1. Sarah Alves
    Postado em 7 de agosto de 2015 às 13:09

    legal em !!!! sempre que eu tiver uma pergunta irei aqui !!!!

    • Bloguito
      Postado em 19 de agosto de 2015 às 18:48

      Que legal que ajudamos você! Volte sempre. Toda semana tem post novo.

Postar um comentário

*
*